REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA NA SALA DE AULA: NOVAS FORMAS DE APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ywxhwz73Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar a utilização da realidade aumentada e da realidade virtual na sala de aula, com foco nas possibilidades de transformação das práticas pedagógicas e na ampliação das estratégias de ensino e aprendizagem. O estudo, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, foi fundamentado em três artigos científicos recentes que tratam das aplicações educacionais dessas tecnologias imersivas. A investigação revelou que a integração da RA e da RV no contexto escolar pode favorecer o engajamento dos estudantes, ampliar a compreensão de conceitos abstratos e promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. No entanto, também foram identificados desafios relevantes, como a ausência de infraestrutura, a escassez de formação docente e a carência de políticas públicas que viabilizem a implementação sistemática dessas ferramentas. Concluiu-se que a incorporação das tecnologias imersivas requer planejamento pedagógico, suporte institucional e formação continuada para alcançar seu pleno potencial educativo. O estudo contribui para a ampliação do debate sobre a inovação tecnológica no ensino e propõe direções para investigações futuras.
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Copyright (c) 2025 Dayvisson César Piovezan Tozato, Robson Barroso dos Santos, Rubem Marques da Silva, Tanise Boeira Pelegrini, Miriam Paulo da Silva Oliveira (Autor)

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