A CURADORIA ALGORÍTMICA NOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
CRITÉRIOS TÉCNICO-PEDAGÓGICOS E SEUS EFEITOS SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/z8wz9s56Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar os critérios técnico-pedagógicos mobilizados pela curadoria algorítmica em objetos digitais de aprendizagem e seus efeitos sobre a autonomia docente. Partindo do reconhecimento da crescente presença de plataformas digitais na organização e disponibilização de conteúdos escolares, buscou-se compreender as implicações da automação desses processos na mediação pedagógica. A pesquisa, de natureza bibliográfica, baseou-se na análise crítica de publicações recentes que abordam a curadoria digital, a atuação docente e os desafios impostos pela lógica algorítmica ao campo educacional. Os resultados indicaram que a curadoria automatizada opera com critérios de ordenamento estatístico e relevância comportamental, frequentemente dissociados das finalidades formativas. Constatou-se ainda que a autonomia docente é tensionada por práticas de curadoria que limitam a escolha e desvalorizam a autoria didática. Conclui-se que, para preservar a qualidade pedagógica e a intencionalidade crítica do processo educativo, é necessário retomar o protagonismo do professor na seleção e organização dos conteúdos digitais.
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Copyright (c) 2024 Adriana Paula de Carvalho Medeiros, Cristiane Machado Borges Costa, Beth Ferreira de Morais, José Divino Almeida Guerra, Corina Ferreira dos Santos (Autor)

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