A CURADORIA ALGORÍTMICA NOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

CRITÉRIOS TÉCNICO-PEDAGÓGICOS E SEUS EFEITOS SOBRE A AUTONOMIA DOCENTE

Autores

  • Adriana Paula de Carvalho Medeiros MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cristiane Machado Borges Costa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Beth Ferreira de Morais MUST University, Estados Unidos Autor
  • José Divino Almeida Guerra MUST University, Estados Unidos Autor
  • Corina Ferreira dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/z8wz9s56

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar os critérios técnico-pedagógicos mobilizados pela curadoria algorítmica em objetos digitais de aprendizagem e seus efeitos sobre a autonomia docente. Partindo do reconhecimento da crescente presença de plataformas digitais na organização e disponibilização de conteúdos escolares, buscou-se compreender as implicações da automação desses processos na mediação pedagógica. A pesquisa, de natureza bibliográfica, baseou-se na análise crítica de publicações recentes que abordam a curadoria digital, a atuação docente e os desafios impostos pela lógica algorítmica ao campo educacional. Os resultados indicaram que a curadoria automatizada opera com critérios de ordenamento estatístico e relevância comportamental, frequentemente dissociados das finalidades formativas. Constatou-se ainda que a autonomia docente é tensionada por práticas de curadoria que limitam a escolha e desvalorizam a autoria didática. Conclui-se que, para preservar a qualidade pedagógica e a intencionalidade crítica do processo educativo, é necessário retomar o protagonismo do professor na seleção e organização dos conteúdos digitais.

Publicado

2025-04-23

Edição

Seção

Artigos