METODOLOGIAS ATIVAS: O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PRÓPRIO APRENDIZADO
DOI:
https://doi.org/10.46550/fmpd1q06Resumo
O conceito de metodologias ativas surge como um paradigma educacional inovador, centrando o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem. A escolha desse tema justifica-se pela necessidade de acompanhar as mudanças no cenário educacional contemporâneo, que exige novas abordagens para o desenvolvimento de habilidades essenciais no século XXI. O objetivo principal do estudo reside em analisar como essas metodologias contribuem para uma educação mais dinâmica e interativa. A pesquisa utiliza uma abordagem bibliográfica, explorando autores e estudos relevantes que fundamentam práticas como aprendizado baseado em projetos, aprendizagem colaborativa e gamificação. Os resultados revelam que a adoção de metodologias ativas resulta em um ambiente escolar mais estimulante e na formação de alunos mais autônomos, críticos e criativos. Observa-se também uma transformação no papel do professor, que deixa de ser um mero transmissor de conhecimento para atuar como mediador e facilitador do aprendizado. As conclusões destacam a importância de reavaliar as abordagens pedagógicas nas instituições de ensino, enfatizando a capacitação contínua dos educadores como fundamental para a implementação eficaz dessas práticas. Portanto, a promoção do protagonismo do aluno, mediada por metodologias ativas, se configura como uma resposta pertinente às exigências do mundo atual, proporcionando uma educação que não apenas engaja, mas forma cidadãos mais conscientes e aptos a participar de uma sociedade em constante transformação.
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Copyright (c) 2024 Cleide Thatiane Silva Ribeiro, Silvana de Melo Rosa, Aurilene Sousa Holanda, Fatima Rosangela Padilha Menestrino, Kézia Elias Marques Ribeiro (Autor)

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