REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO: A EFICIÊNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS IMPACTOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Carlos Eduardo Taucci Marques MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/5p073j02

Resumo

Este artigo explora a adoção e a eficácia das metodologias ativas na educação, um paradigma que ressalta a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. A pesquisa, realizada através de uma revisão bibliográfica, mergulha em fontes acadêmicas proeminentes, destacando contribuições de autores como Freire (2009) e Almeida & Valente (2012). Estes autores fornecem uma base teórica para entender a transformação das práticas pedagógicas tradicionais em direção a métodos mais colaborativos e centrados no aluno. Um foco especial é dado ao Team-Based Learning (TBL), uma metodologia ativa que facilita o aprendizado colaborativo, especialmente em turmas grandes. O artigo discute como o TBL e outras metodologias ativas desenvolvem habilidades essenciais, como pensamento crítico e trabalho em equipe, essenciais no cenário educacional moderno. Conclui-se que a adoção de metodologias ativas é vital para um ensino mais interativo, relevante e adaptado às necessidades do século XXI, preparando os alunos não só academicamente, mas como cidadãos ativos e críticos.

Biografia do Autor

  • Carlos Eduardo Taucci Marques, MUST University, Estados Unidos

    Graduação: Matemática. Especialização: Docência do Ensino Superior. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos