REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO: A EFICIÊNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS E SEUS IMPACTOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/5p073j02Resumo
Este artigo explora a adoção e a eficácia das metodologias ativas na educação, um paradigma que ressalta a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem. A pesquisa, realizada através de uma revisão bibliográfica, mergulha em fontes acadêmicas proeminentes, destacando contribuições de autores como Freire (2009) e Almeida & Valente (2012). Estes autores fornecem uma base teórica para entender a transformação das práticas pedagógicas tradicionais em direção a métodos mais colaborativos e centrados no aluno. Um foco especial é dado ao Team-Based Learning (TBL), uma metodologia ativa que facilita o aprendizado colaborativo, especialmente em turmas grandes. O artigo discute como o TBL e outras metodologias ativas desenvolvem habilidades essenciais, como pensamento crítico e trabalho em equipe, essenciais no cenário educacional moderno. Conclui-se que a adoção de metodologias ativas é vital para um ensino mais interativo, relevante e adaptado às necessidades do século XXI, preparando os alunos não só academicamente, mas como cidadãos ativos e críticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Eduardo Taucci Marques (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.