VULNERABILIDADE SOCIAL E EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Edivaldo Pimenta da Silva Must University, Estados Unidos Autor
  • Gláucia Maria Borges da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Conceição de Campos Cunha Bortoncello MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Marques Costa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rúbia Machado Rodrigues MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/9pka9x54

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar os efeitos da vulnerabilidade social sobre a evasão escolar no contexto da educação pública, com ênfase na atuação do assistente social, na influência do contexto familiar e nos impactos emocionais relacionados à permanência dos estudantes. A pesquisa desenvolveu-se por meio de revisão bibliográfica qualitativa, baseada na análise de publicações científicas recentes, extraídas de plataformas como o Google Acadêmico e a base SciELO. Os resultados indicaram que a evasão escolar está fortemente associada a fatores estruturais como pobreza, negligência familiar, instabilidade emocional e ausência de políticas intersetoriais efetivas. Verificou-se que a atuação do assistente social nas escolas públicas desempenha papel estratégico na mediação entre os sujeitos escolares e as redes de proteção social, enquanto os aspectos emocionais e psíquicos dos estudantes, muitas vezes invisibilizados, afetam diretamente sua trajetória educacional. Concluiu-se que o enfrentamento da evasão escolar requer práticas pedagógicas sensíveis às realidades sociais e afetivas dos estudantes, além da integração de políticas públicas nas áreas da educação, assistência social e saúde mental. A pesquisa evidenciou, ainda, lacunas teóricas na produção nacional, sobretudo quanto à ausência de estudos empíricos longitudinais e à pouca atenção dada a recortes de raça e gênero, sugerindo caminhos para investigações futuras.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos