A DIMENSÃO ÉTICA DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Lilian Ferrezin MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Maria de Mesquita MUST University, Estados Unidos Autor
  • Juliana Duarte MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alexsandra Tomaz de Sousa Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Jesselina Soares de Sena MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/gmhcmg41

Resumo

O presente artigo teve como objetivo refletir filosoficamente sobre a dimensão ética da docência, considerando seu papel na formação humana. Partindo de uma perspectiva crítica da Filosofia da Educação, investigou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, a responsabilidade ética do professor diante da singularidade do outro, a docência como prática situada entre racionalidade técnica e ação responsiva, e a formação ética docente como eixo estruturante da autonomia profissional. Foram analisadas produções acadêmicas publicadas entre 2020 e 2023, selecionadas a partir de critérios de atualidade, pertinência teórica e relevância para a área. A análise indicou que a ética na docência não se limita a normas institucionais, mas constitui o fundamento da prática pedagógica comprometida com o reconhecimento da alteridade e a mediação dos conflitos presentes na experiência escolar. Constatou-se, ainda, que a formação ética é indispensável à constituição de professores autônomos, reflexivos e socialmente implicados. Concluiu-se que a docência exige uma atuação ética situada, pautada em valores, e sensível às singularidades dos sujeitos. A pesquisa revelou lacunas nos programas formativos e apontou a necessidade de estudos empíricos sobre a ética na prática docente.

Publicado

2024-06-30

Edição

Seção

Artigos