A DIMENSÃO ÉTICA DA DOCÊNCIA: REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.46550/gmhcmg41Resumo
O presente artigo teve como objetivo refletir filosoficamente sobre a dimensão ética da docência, considerando seu papel na formação humana. Partindo de uma perspectiva crítica da Filosofia da Educação, investigou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, a responsabilidade ética do professor diante da singularidade do outro, a docência como prática situada entre racionalidade técnica e ação responsiva, e a formação ética docente como eixo estruturante da autonomia profissional. Foram analisadas produções acadêmicas publicadas entre 2020 e 2023, selecionadas a partir de critérios de atualidade, pertinência teórica e relevância para a área. A análise indicou que a ética na docência não se limita a normas institucionais, mas constitui o fundamento da prática pedagógica comprometida com o reconhecimento da alteridade e a mediação dos conflitos presentes na experiência escolar. Constatou-se, ainda, que a formação ética é indispensável à constituição de professores autônomos, reflexivos e socialmente implicados. Concluiu-se que a docência exige uma atuação ética situada, pautada em valores, e sensível às singularidades dos sujeitos. A pesquisa revelou lacunas nos programas formativos e apontou a necessidade de estudos empíricos sobre a ética na prática docente.
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Copyright (c) 2024 Lilian Ferrezin, Sandra Maria de Mesquita, Juliana Duarte, Alexsandra Tomaz de Sousa Almeida, Jesselina Soares de Sena (Autor)

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