CAMINHOS PEDAGÓGICOS NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/nxpq9z87Resumo
A crescente incorporação das tecnologias digitais no ensino tem impulsionado profundas transformações nos processos formativos, especialmente com o fortalecimento dos ambientes virtuais de aprendizagem. Tais espaços têm demandado novas práticas pedagógicas e uma reconfiguração das relações entre estudantes, professores e conhecimento. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar as dinâmicas e desafios envolvidos na construção de ambientes de aprendizagem no contexto do e-learning, considerando aspectos como a mediação docente, a colaboração entre estudantes e o uso de recursos tecnológicos interativos. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, com base nas contribuições de Cunha e Siebra (2016), Oliveira et al. (2023) e Oelke (2023), cujas abordagens permitiram aprofundar a compreensão crítica sobre o tema. Como principais resultados, identificou-se que a eficácia dos ambientes virtuais depende da articulação entre estrutura tecnológica, estratégias pedagógicas e práticas colaborativas orientadas à motivação e à autonomia dos estudantes. Verificou-se também que a mediação do professor continua sendo central, exigindo novas competências e sensibilidade relacional. Como continuidade, sugere-se investigar a formação docente específica para atuação em contextos virtuais, bem como o impacto das metodologias participativas no engajamento dos estudantes no e-learning.
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Copyright (c) 2024 Adriana Lúcia Barbosa, Eliene Bispo do Nascimento, Edivan Martins de Oliveira, Roberto Carlos Cipriani, Maria Ângela Guerra Louza do Nascimento, Katiúscia Souza Machado Nader, Selma Aparecida de Carvalho (Autor)

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