CAMINHOS PEDAGÓGICOS NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Adriana Lúcia Barbosa MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eliene Bispo do Nascimento MUST University, Estados Unidos Autor
  • Edivan Martins de Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Roberto Carlos Cipriani Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Maria Ângela Guerra Louza do Nascimento MUST University, Estados Unidos Autor
  • Katiúscia Souza Machado Nader MUST University, Estados Unidos Autor
  • Selma Aparecida de Carvalho MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/nxpq9z87

Resumo

A crescente incorporação das tecnologias digitais no ensino tem impulsionado profundas transformações nos processos formativos, especialmente com o fortalecimento dos ambientes virtuais de aprendizagem. Tais espaços têm demandado novas práticas pedagógicas e uma reconfiguração das relações entre estudantes, professores e conhecimento. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar as dinâmicas e desafios envolvidos na construção de ambientes de aprendizagem no contexto do e-learning, considerando aspectos como a mediação docente, a colaboração entre estudantes e o uso de recursos tecnológicos interativos. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, com base nas contribuições de Cunha e Siebra (2016), Oliveira et al. (2023) e Oelke (2023), cujas abordagens permitiram aprofundar a compreensão crítica sobre o tema. Como principais resultados, identificou-se que a eficácia dos ambientes virtuais depende da articulação entre estrutura tecnológica, estratégias pedagógicas e práticas colaborativas orientadas à motivação e à autonomia dos estudantes. Verificou-se também que a mediação do professor continua sendo central, exigindo novas competências e sensibilidade relacional. Como continuidade, sugere-se investigar a formação docente específica para atuação em contextos virtuais, bem como o impacto das metodologias participativas no engajamento dos estudantes no e-learning.

Publicado

2024-01-19

Edição

Seção

Artigos