GAMIFICAÇÃO NO ENSINO: ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/tzwpgt07Resumo
A escola contemporânea encontra-se tensionada entre um fazer pedagógico que insiste em fórmulas exaustas e o apelo de dispositivos que prometem, em tempo real, o engajamento que tantas vezes escapa. Nesse intervalo, a gamificação tem sido mobilizada como possibilidade, ora celebrada como solução, ora reduzida à superfície lúdica de práticas despolitizadas. Este trabalho propõe uma abordagem crítica da gamificação no ensino, compreendendo-a não como estratégia motivacional isolada, mas como campo de disputas pedagógicas que atravessa linguagens, sujeitos e sentidos de aprendizagem. O objetivo é investigar, com base em uma metodologia bibliográfica, como determinadas arquiteturas de jogos aplicadas à educação potencializam ou esvaziam a experiência formativa. Em vez de aplicar receitas, busca-se refletir sobre os modos como a ludicidade, ao ser inserida no espaço escolar, pode se tornar vetor de autoria, escuta e pertencimento. Os autores mobilizados contribuem para uma compreensão ampliada da gamificação, que não se confunde com entretenimento, tampouco com controle disfarçado. O texto explora o paradoxo entre o desejo de participação e a lógica de recompensa, lançando luz sobre o risco de se engajar sem significar. O engajamento que interessa, aqui, é aquele que não se mede por pontos ou medalhas, mas pela qualidade do vínculo entre linguagem, sensibilidade e processo educativo.
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Copyright (c) 2024 Cristina Silva dos Santos, Solange Carlini Fardim, Rogeria Vitalina Theodoro Silva, Raquel Pricilla e Silva Viana, Silvia de Sousa Pereira (Autor)

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