O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Maria Aparecida Soares Teixeira Must University, Estados unidos Autor
  • Adriana Paula de Carvalho Medeiros Must University, Estados unidos Autor
  • Juliane Boito Bavaresco Must University, Estados unidos Autor
  • Cleudes Custodio Ludoino Must University, Estados unidos Autor
  • Cristiane Machado Borges Costa Must University, Estados unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/kjzm0j14

Resumo

Entre promessas de inovação e riscos de precarização, a prática docente contemporânea atravessa um cenário marcado pela presença constante das tecnologias digitais. Estas não apenas oferecem novos recursos: reconfiguram modos de ensinar, de aprender e de se relacionar com o conhecimento. O presente estudo propõe-se a refletir sobre o impacto dessas tecnologias no fazer pedagógico, destacando deslocamentos nos saberes docentes e desafios na mediação educativa. O percurso investigativo, ancorado numa abordagem qualitativa, mobiliza pesquisa bibliográfica crítica, em diálogo com autores que recusam leituras instrumentalizadoras da tecnologia. Mais do que ferramentas, os dispositivos digitais instauram novas gramáticas educativas, tensionando concepções tradicionais de currículo, avaliação e autoria docente. Pensar a prática pedagógica em tempos de plataformização exige mais do que adaptação: exige recriação de sentidos. Neste horizonte, a mediação pedagógica deixa de ser transmissão e torna-se gesto ético-estético de escuta e invenção. As tecnologias, longe de neutralidade, funcionam como práticas discursivas que moldam subjetividades e disputam projetos de formação. A prática docente, para não sucumbir à lógica da performatividade algorítmica, precisa se reinventar como espaço de resistência, autoria e construção compartilhada de saberes. O ensino, atravessado pela cultura digital, exige novas formas de presença e de compromisso com o outro.

Publicado

2024-02-20

Edição

Seção

Artigos