EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO: NOVOS CENÁRIOS E A REINVENÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/7kh1q577Resumo
A educação contemporânea tem sido marcada por transformações profundas, impulsionadas por mudanças sociais, culturais e, principalmente, pelo avanço das tecnologias digitais. Diante da necessidade de formar sujeitos capazes de lidar com contextos complexos e em constante mudança, as instituições de ensino passaram a revisar práticas pedagógicas tradicionais. Nesse cenário, propostas como o ensino híbrido, a personalização do processo educativo e o uso de metodologias ativas ganham destaque ao fortalecerem o protagonismo dos estudantes e exigirem novas habilidades por parte dos docentes. O presente estudo tem como propósito principal investigar as tendências da educação contemporânea e compreender o papel que o professor assume nesse novo panorama. O foco da análise recai sobre o impacto da incorporação de tecnologias e estratégias inovadoras na prática pedagógica, bem como os desafios advindos dessa transição. Esta reflexão é fundamental para sustentar práticas educacionais mais alinhadas com as exigências do século XXI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, ancorada em artigos científicos que abordam essas transformações no campo educacional. A busca foi feita em bases de dados nacionais e internacionais, priorizando publicações recentes. Os resultados apontam que o professor deixou de ocupar exclusivamente o lugar de transmissor de conteúdos, assumindo uma função mediadora no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se ainda que a formação continuada, acompanhada de apoio institucional, configura-se como um fator essencial para o êxito das inovações pedagógicas. Pesquisas futuras poderão explorar de forma mais aprofundada a contribuição das tecnologias para o desenvolvimento de competências socioemocionais e para a diminuição das desigualdades educacionais.
Palavras-chave: Tendências educacionais. Papel do professor. Tecnologias educacionais. Metodologias ativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Ferreira da Costa Sasaki, Ellaine Oliveira Ferreira, Vanessa Ribeiro de Oliveira, Lindelma Aparecida Prado Fernandes, Beuge Cristiane Biondo Lucas, Fabiane Alves Ribeiro (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.