EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE: TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM O CURRÍCULO

Autores

  • Luzia Gomes Nogueira de Aguiar MUST University, Estados Unidos Autor
  • Manoel Messias dos Santos Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucivane Gomes Nogueira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sunara Cabral de Araújo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Chirly Vitor Gomes Pires MUST University, Estados Unidos Autor
  • Andreza Barbosa Manhães MUST University, Estados Unidos Autor
  • Stephanie Soares de Araújo MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/8dw8mm88

Resumo

O presente artigo discute a integração das tecnologias educacionais ativas no processo de inovação curricular, considerando o contexto do ensino contemporâneo e suas demandas por metodologias mais dinâmicas, colaborativas e centradas no aluno. Através de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, foram abordados conceitos sobre currículo como construção social, metodologias ativas, uso pedagógico das tecnologias e os impactos dessas transformações na prática docente. Ressalta-se que as tecnologias, quando utilizadas com intencionalidade pedagógica, não apenas apoiam o ensino, mas também transformam a forma de ensinar e aprender, promovendo maior interatividade, engajamento e protagonismo discente. O estudo evidencia, ainda, os desafios enfrentados pelas escolas, como a necessidade de formação docente contínua e o investimento em infraestrutura. Como contribuição, propõe-se um novo olhar para o currículo, pautado em práticas inovadoras mediadas por tecnologias educacionais ativas. Conclui-se que tais mudanças são essenciais para que a educação acompanhe as transformações sociais e prepare os estudantes para os desafios do século XXI.

Publicado

2025-06-29

Edição

Seção

Artigos