EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE: TECNOLOGIAS QUE TRANSFORMAM O CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.46550/8dw8mm88Resumo
O presente artigo discute a integração das tecnologias educacionais ativas no processo de inovação curricular, considerando o contexto do ensino contemporâneo e suas demandas por metodologias mais dinâmicas, colaborativas e centradas no aluno. Através de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, foram abordados conceitos sobre currículo como construção social, metodologias ativas, uso pedagógico das tecnologias e os impactos dessas transformações na prática docente. Ressalta-se que as tecnologias, quando utilizadas com intencionalidade pedagógica, não apenas apoiam o ensino, mas também transformam a forma de ensinar e aprender, promovendo maior interatividade, engajamento e protagonismo discente. O estudo evidencia, ainda, os desafios enfrentados pelas escolas, como a necessidade de formação docente contínua e o investimento em infraestrutura. Como contribuição, propõe-se um novo olhar para o currículo, pautado em práticas inovadoras mediadas por tecnologias educacionais ativas. Conclui-se que tais mudanças são essenciais para que a educação acompanhe as transformações sociais e prepare os estudantes para os desafios do século XXI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luzia Gomes Nogueira de Aguiar, Manoel Messias dos Santos Oliveira, Lucivane Gomes Nogueira, Sunara Cabral de Araújo, Chirly Vitor Gomes Pires, Andreza Barbosa Manhães, Stephanie Soares de Araújo (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.