NARRATIVAS DIGITAIS NA SALA DE AULA: ENGAJAMENTO ESCOLAR ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/et0efy87Resumo
Este artigo investiga o impacto da gamificação, por meio de ferramentas digitais interativas, no engajamento escolar de alunos em processo de alfabetização no Ensino Fundamental I. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro, Capovilla e Capovilla, Maia, Gee e Prensky, permitindo uma análise crítica sobre como os recursos gamificados podem contribuir para a motivação e participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados apontam que a gamificação, quando mediada com intencionalidade pedagógica, favorece a construção de um ambiente alfabetizador mais dinâmico, participativo e conectado às práticas letradas contemporâneas. Além disso, destaca- se o papel essencial do professor como mediador nesse processo, sendo responsável por planejar, selecionar e integrar as ferramentas digitais às estratégias de ensino. Conclui-se que a gamificação pode ser uma aliada potente na promoção da alfabetização, desde que alinhada às necessidades dos alunos e às diretrizes curriculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luzia Gomes Nogueira de Aguiar, Manoel Messias dos Santos Oliveira, Lucivane Gomes Nogueira, Sunara Cabral de Araújo, Chirly Vitor Gomes Pires, Luiz Alves de Queiroz, Janaina Salles Moraes Pereira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.