NARRATIVAS DIGITAIS NA SALA DE AULA: ENGAJAMENTO ESCOLAR ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

Autores

  • Luzia Gomes Nogueira de Aguiar MUST University, Estados Unidos Autor
  • Manoel Messias dos Santos Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucivane Gomes Nogueira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sunara Cabral de Araújo MUST University, Estados Unidos Autor
  • Chirly Vitor Gomes Pires MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luiz Alves de Queiroz MUST University, Estados Unidos Autor
  • Janaina Salles Moraes Pereira MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/et0efy87

Resumo

Este artigo investiga o impacto da gamificação, por meio de ferramentas digitais interativas, no engajamento escolar de alunos em processo de alfabetização no Ensino Fundamental I. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em autores como Ferreiro, Capovilla e Capovilla, Maia, Gee e Prensky, permitindo uma análise crítica sobre como os recursos gamificados podem contribuir para a motivação e participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados apontam que a gamificação, quando mediada com intencionalidade pedagógica, favorece a construção de um ambiente alfabetizador mais dinâmico, participativo e conectado às práticas letradas contemporâneas. Além disso, destaca- se o papel essencial do professor como mediador nesse processo, sendo responsável por planejar, selecionar e integrar as ferramentas digitais às estratégias de ensino. Conclui-se que a gamificação pode ser uma aliada potente na promoção da alfabetização, desde que alinhada às necessidades dos alunos e às diretrizes curriculares.

Publicado

2025-07-20

Edição

Seção

Artigos