O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ECOLOGICAMENTE RESPONSÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/1vqxre24Resumo
O presente artigo teve como objetivo compreender o papel da escola na formação de cidadãos ecologicamente responsáveis. A pesquisa centrou-se na análise de como o currículo escolar, as práticas pedagógicas e a participação da comunidade contribuem para o desenvolvimento de valores e atitudes voltadas à sustentabilidade. A investigação caracterizou-se como bibliográfica e fundamentou-se em artigos científicos publicados entre 2023 e 2025, selecionados por meio de buscas em bases de dados acadêmicas, especialmente na Plataforma de Periódicos da CAPES. A análise do material evidenciou que a inserção da temática ambiental no currículo formal favorece a formação crítica dos estudantes, sobretudo quando articulada a metodologias pedagógicas ativas e projetos interdisciplinares. Além disso, constatou-se que práticas pedagógicas que envolvem experiências concretas como hortas, reciclagem e oficinas temáticas promovem a internalização de valores ecológicos. Verificou-se ainda que a participação da comunidade escolar amplia o alcance das ações educativas e fortalece a corresponsabilidade ambiental. Conclui-se que a escola, ao assumir sua função social de forma integrada e contextualizada, pode constituir-se como agente formador de uma cultura ecológica comprometida com a transformação social e ambiental. Recomenda-se o aprofundamento de estudos empíricos sobre a eficácia dessas práticas nos diferentes níveis da educação básica.
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Copyright (c) 2025 Maria Aparecida Trindade de Almeida Mendes, Talison Barreto da Silva, Ivani Cristina Zenaro Araújo, Viviane Pires Mendes, Valdenaria da Silva Oliveira Alves (Autor)

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