CLIMA ESCOLAR E BEM-ESTAR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Deividi Ricardo Lando MUST University, Estados Unidos Autor
  • Glêibia Matos Albuquerque de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rosilene Lucas Andrade Marcelino Alves MUST University, Estados Unidos Autor
  • Josélia Fernandes de Sousa Universidade Norte do Paraná, Brasil Autor
  • Kátia Beatriz Rosa Nojiri MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/n8szaz11

Resumo

Este artigo teve como objetivo compreender as interfaces entre estrutura institucional, comunicação relacional e saúde emocional no cotidiano escolar, com foco nos efeitos da organização institucional e das práticas de escuta sobre o bem-estar de professores e estudantes. O estudo abordou a recorrência do mal-estar no ambiente educacional, examinando suas implicações sobre o engajamento pedagógico e os vínculos afetivos. A investigação fundamentou-se em pesquisa bibliográfica, com análise crítica de produções acadêmicas obtidas em bases científicas, a partir de critérios de atualidade, relevância temática e rigor metodológico. Foram analisadas contribuições teóricas que permitiram identificar os fatores institucionais, emocionais e estruturais associados à fragilização das relações escolares e ao impacto sobre o desempenho e a permanência dos sujeitos no espaço educativo. Os resultados demonstraram que práticas de gestão autoritária, ausência de escuta institucional e precariedade das condições de trabalho e estudo atuaram como vetores de sofrimento psíquico, desmotivação e rupturas na trajetória escolar. Constatou-se, também, que ações formativas pautadas no acolhimento, na cooperação e na valorização simbólica de educadores e discentes favoreceram o fortalecimento das relações pedagógicas e a ressignificação do ambiente escolar como espaço de desenvolvimento humano. Concluiu-se que as dimensões institucionais e emocionais são indissociáveis no enfrentamento das dificuldades escolares, exigindo abordagens integradas que considerem os sujeitos em sua totalidade.

Publicado

2025-08-08

Edição

Seção

Artigos