VOZES E ESTILOS NA SALA DE AULA CONECTADA: PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS MÍDIAS

Autores

  • Marcela Marciana Mendes Faria MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciana Carneiro de Moura Bitencourt MUST University, Estados Unidos Autor
  • Natália Costa Resende Pacheco MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elaine da Costa Martins MUST University, Estados Unidos Autor
  • Simone Beatriz Schultz Dias MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Aparecida Fernandes da Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/8f8zwf22

Resumo

Este artigo aborda a importância das mídias digitais no processo de inclusão de estudantes com deficiência no contexto educacional. O objetivo central foi analisar como as tecnologias digitais podem promover uma educação mais acessível e equitativa, destacando os desafios e as oportunidades que surgem com a integração dessas ferramentas no ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica, baseada em obras de autores como Moran (2021), Kenski (2020) e Sassaki (2019), que discutem a relação entre tecnologia e inclusão educacional. A pesquisa evidenciou que, apesar dos avanços significativos no acesso às tecnologias assistivas, ainda persistem barreiras relacionadas à desigualdade no acesso à tecnologia, resistência institucional e a falta de formação dos educadores. Conclui-se que, para que as mídias digitais cumpram seu papel de inclusão, é necessário um compromisso coletivo, envolvendo a adaptação do currículo, a capacitação contínua dos professores e o desenvolvimento de políticas públicas que garantam igualdade no acesso aos recursos tecnológicos. “O estudo reforça a necessidade de ampliar os debates sobre acessibilidade digital na educação, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de inclusão.”

Publicado

2025-07-01

Edição

Seção

Artigos