EDUCAÇÃO INTELIGENTE? DESAFIOS E POTENCIAIS DA IA NO PROCESSO DE APRENDER

Autores

  • Marcela Marciana Mendes Faria MUST University, Estados Unidos Autor
  • Wédna Oliveira Lima Frizzera MUST University, Estados Unidos Autor
  • Natália Costa Resende Pacheco MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Aparecida Fernandes da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciana Carneiro de Moura Bitencourt MUST University, Estados Unidos Autor
  • Valeria Freire de Lima MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/b8wnyg52

Resumo

O uso de tecnologias em sala de aula tem se tornado cada vez mais presente e relevante, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) tem despontado como uma ferramenta promissora, capaz de transformar a forma como os alunos adquirem conhecimento. Este artigo busca analisar o impacto da IA na aprendizagem, explorando os benefícios e desafios que essa tecnologia traz para o ambiente educacional. Serão apresentados exemplos de aplicações da IA em sala de aula. Em seguida, serão discutidos os impactos positivos da IA na aprendizagem, como a personalização do ensino, a identificação das dificuldades dos alunos e a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e envolventes. Será abordada a qualidade no ensino por meio da utilização da IA em ambientes de baixa infraestrutura. Por outro lado, serão explorados também os desafios e preocupações relacionados ao uso da IA em sala de aula. Questões éticas, como o uso adequado da ferramenta, serão discutidos, destacando a importância de uma abordagem cuidadosa e responsável no desenvolvimento e implementação dessas tecnologias. Em conclusão, o presente artigo evidencia que a IA tem o potencial de revolucionar a forma como aprendemos, proporcionando uma educação mais eficiente. No entanto, é essencial que educadores, gestores e dinamizadores estejam atentos aos desafios éticos e técnicos envolvidos, garantindo que a integração da IA em sala de aula seja realizada de forma consciente e que beneficie verdadeiramente o processo de aprendizagem alunos.

Publicado

2025-07-20

Edição

Seção

Artigos