ENTRE TELAS E CONHECIMENTOS: O POTENCIAL TRANSFORMADOR DO E-LEARNING E DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Lucilene Barbosa Fiúza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Eduardo da Conceição Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Georgia Luciana Menezes Santana MUST University, Estados Unidos Autor
  • Juliana Fernandes Souza Centro Universitário Internacional, Brasil Autor
  • Kleyton Holond de Lima Rocha Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/4e168706

Resumo

O artigo analisou o e-learning e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), discutindo sua relevância, funcionalidades, vantagens e desafios no cenário educacional contemporâneo. O objetivo foi compreender de que maneira o e-learning e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem influenciam a qualidade, o alcance e a efetividade da educação, considerando diferentes contextos e perfis de estudantes. Para alcançar esse propósito, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, segundo os parâmetros de Zucolotto (2013), caracterizada pela reunião e seleção de artigos, livros e documentos acadêmicos que abordam o tema sob diferentes perspectivas. A técnica de análise aplicada foi qualitativa e interpretativa, permitindo compilar e organizar o conteúdo de forma coerente, sem aprofundamento exaustivo em cada obra individual, mas oferecendo uma visão geral fundamentada para o desenvolvimento da discussão. O estudo foi estruturado em uma seção principal e duas subseções: a primeira examinou a importância, a trajetória histórica e exemplos de aplicação do e-learning; a segunda abordou as características, funcionalidades e organização didática dos AVA; e a terceira explorou suas vantagens e desafios. Constatou-se que, embora o e-learning e os AVA representem instrumentos eficazes para ampliar o acesso e flexibilizar a aprendizagem, sua efetividade está condicionada ao preparo docente, à intencionalidade pedagógica e à superação de barreiras estruturais e digitais. Assim, reforça-se seu potencial como caminho promissor para uma educação mais acessível, dinâmica e adaptada às necessidades contemporâneas. 

Publicado

2025-08-17

Edição

Seção

Artigos