MENTES DIGITAIS E SABERES PERSONALIZADO: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO CONTEMPORÂNEO
DOI:
https://doi.org/10.46550/t7cs1j68Resumo
O presente artigo teve como objetivo investigar os diferentes tipos de inteligência artificial utilizados na educação, suas formas de aplicação no processo de ensino-aprendizagem e os benefícios e desafios decorrentes dessa implementação. Partiu-se da constatação de que a IA representou uma estratégia relevante diante das transformações digitais que impactaram a prática pedagógica e a gestão educacional, ao permitir a personalização do ensino, a automação de tarefas e a construção de experiências mais interativas. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, definida por Fonseca (2002) como uma sistematização e análise crítica de obras publicadas com o propósito de compreender um problema a partir do conhecimento já existente. A metodologia envolveu a leitura e interpretação de produções científicas recentes que abordavam o papel da IA no contexto educacional. Constatou-se que, por meio de sistemas inteligentes, tornou-se possível oferecer um ensino mais responsivo às necessidades dos estudantes, promovendo a inclusão e fortalecendo o protagonismo discente. Por outro lado, também se evidenciaram entraves importantes, como os custos de implementação, as desigualdades no acesso à tecnologia, a necessidade de formação docente e os dilemas éticos relacionados à privacidade e ao uso de dados. A partir do diálogo entre os autores, concluiu-se que a IA tem potencial para contribuir de maneira significativa com a inovação pedagógica, desde que sua adoção ocorra de forma planejada, crítica e alinhada às demandas do contexto escolar. Assim, recomendou-se o aprofundamento de estudos sobre o tema.
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Copyright (c) 2025 Carolina Füchter Suchara, Rosana Aparecida Fecini Batista, Omar Khayyam Duarte do Nascimento Moraes, Carlos Roberto de Moura Ferreira, Antonio José Ferreira Gomes (Autor)

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