INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E FORMAÇÃO CONTÍNUA: CAMINHOS E DESAFIOS NA APRENDIZAGEM CORPORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/0t25v798Resumo
O presente artigo teve como objetivo à análise das possibilidades e dos desafios relacionados ao uso da inteligência artificial em processos de formação contínua de equipes empresariais. O estudo partiu da compreensão de que a IA configurou-se como um recurso estratégico no aprimoramento dos métodos de capacitação, especialmente pela sua capacidade de personalizar conteúdos, automatizar tarefas e monitorar desempenhos em tempo real. A investigação abordou, ainda, os impactos dessa tecnologia no contexto da aprendizagem corporativa, considerando as exigências de adaptação, eficiência e inovação que marcam o ambiente organizacional contemporâneo. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, definida por Barreto e Honorato (1998) como uma sistematização de estudos já publicados com o intuito de examinar criticamente uma questão dentro de seu campo de conhecimento. Os dados foram coletados por meio da seleção e análise interpretativa de produções científicas que tratavam da incorporação da IA em ambientes educacionais e de trabalho. Constatou-se que, embora a inteligência artificial tenha favorecido avanços significativos nos programas de qualificação, sua implementação ainda exigiu investimentos estruturais, transformação cultural e planejamento adequado por parte das organizações. Verificou-se, também, que o sucesso dessas iniciativas esteve condicionado à construção de ambientes colaborativos, à adoção de ferramentas apropriadas e ao alinhamento entre tecnologia e objetivos institucionais. Assim, recomendou-se o aprofundamento de investigações sobre os efeitos da IA nos processos formativos, a fim de ampliar a compreensão sobre suas aplicações, limites e impactos no desenvolvimento profissional.
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