STORYTELLING DIGITAL NA SALA DE AULA: CRIATIVIDADE, INCLUSÃO E APRENDIZAGEM ATIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/vrbq5w12Resumo
O storytelling, uma prática antiga de comunicação, continua a ser um meio eficaz de transmitir conhecimentos e valores, agora potencializado pelas tecnologias digitais. No ambiente educacional, o storytelling evoluiu para narrativas digitais, que combinam texto, imagem, som e vídeo, tornando o processo de ensino mais envolvente e significativo. Essa abordagem não só estimula a cognição, mas também cria uma conexão emocional, promovendo uma aprendizagem ativa e personalizada. Alinhado às demandas contemporâneas, como inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades críticas, o storytelling se destaca como uma ferramenta pedagógica inovadora. O objetivo deste trabalho foi analisar o uso do storytelling digital e transmídia como recurso pedagógico eficaz, utilizando uma pesquisa bibliográfica focada em publicações entre 2010 e 2023, com descritores como 'storytelling na educação' e 'narrativas digitais', obtidas de bases de dados como Scielo, Google Scholar e ERIC. O uso do storytelling como ferramenta de aprendizagem tem grande relevância na educação contemporânea, especialmente quando combinado com tecnologias digitais. Essa abordagem cria experiências imersivas que facilitam o aprendizado de conceitos complexos e promovem o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. A utilização de elementos multimodais, como texto, som, imagem e vídeo, transforma o aluno em protagonista do seu processo educacional. Além disso, a integração do storytelling com os princípios da BNCC reforça a autonomia e a participação ativa dos alunos, tornando-se uma ferramenta essencial para a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades, como criatividade e colaboração.
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Copyright (c) 2025 Agelma Alves da Silva, Wallace Thallys Cardoso, William de Oliveira Vilarinho, Ana Alzira Alves da Silva Araújo, Jéssica Aparecida Pereira, Fabrícia dos Santos Vieira Ribeiro (Autor)

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