CURRÍCULO E CIDADANIA: PREPARANDO ESTUDANTES PARA O SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/h3sar870Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar de que forma o currículo escolar pode promover uma educação voltada à cidadania no contexto do século XXI. O estudo partiu da premissa de que a formação cidadã constitui um imperativo pedagógico diante das transformações sociais, políticas e tecnológicas da contemporaneidade. A investigação foi conduzida por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, fundamentada na análise interpretativa de textos acadêmicos publicados entre 2023 e 2025. Foram selecionados artigos que discutem a articulação entre currículo, cidadania e competências do século XXI. Os resultados revelaram que, para além da inserção de novos conteúdos, a formação cidadã requer uma reconfiguração profunda do currículo escolar, incluindo práticas pedagógicas participativas, interdisciplinaridade e valorização da diversidade. Constatou-se ainda que há entraves significativos à implementação dessas propostas, como a fragmentação curricular, a ausência de políticas públicas efetivas e a resistência institucional. Concluiu-se que a efetivação de um currículo comprometido com a cidadania depende de esforços integrados entre políticas educacionais, formação docente e engajamento da comunidade escolar. Recomenda-se que novas pesquisas se debrucem sobre experiências escolares exitosas nesse campo, a fim de contribuir com subsídios teóricos e práticos para a consolidação de uma educação democrática e transformadora.
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Copyright (c) 2025 Ketylen Karyne Santos Almeida, Adriana Cristiane Lopes Lino, Sandra Regina de Vargas, Vanderlei Porto Pinto, Leonor Maria dos Santos Lacio (Autor)

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