BRINCAR PARA APRENDER: CAMINHOS LÚDICOS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/tbma3a71Resumo
Reconhecido como prática formativa essencial, o brincar foi abordado neste artigo como um eixo estruturante da Educação Infantil, articulando aprendizagem significativa, desenvolvimento cognitivo e expressão emocional. Partindo dessa compreensão, o estudo teve como objetivo analisar as contribuições do brincar nesse processo, identificando seus benefícios e suas possibilidades de aplicação em contextos presenciais e a distância, com atenção especial às brincadeiras estruturadas e não estruturadas e aos recursos tecnológicos que potencializam essa vivência. A investigação foi conduzida por meio de uma pesquisa qualitativa, com abordagem bibliográfica, entendida, segundo Bastos e Keller (1995), como um procedimento sistemático de levantamento, leitura e análise de obras teóricas publicadas, com a finalidade de embasar a compreensão sobre determinado fenômeno e organizar os saberes existentes. A coleta de dados foi realizada por meio da leitura criteriosa de textos acadêmicos, cujos conteúdos foram organizados em três eixos principais: a importância do brincar para o desenvolvimento infantil; o uso de tecnologias digitais associadas às práticas lúdicas em diferentes formatos de ensino; e a distinção entre brincadeiras estruturadas e não estruturadas, considerando suas contribuições específicas. Ao final do estudo, constatou-se que o brincar, quando inserido de forma planejada, respeitosa e intencional no planejamento pedagógico, potencializou não apenas a aprendizagem, mas também a autonomia, a criatividade e o bem-estar das crianças, reafirmando sua função indispensável na promoção de experiências educativas mais humanas, participativas e conectadas com as necessidades da infância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandra da Silva Oliveira, Ana Paula da Silva Costa Piau, Joseane Nascimento Lima da Silva Ângelo, Wilma Angélica da Silva, Rosane dos Reis Pires (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.