TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO RACIAL: CAMINHOS PARA A EQUIDADE NO AMBIENTE EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Cíntia Gomes da Silva Manoel Pinto MUST University, Estados Unidos Autor
  • Rafael Aurélio Purcina MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alexsandra Lima Oliveira da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lina Michele Santos Freitas Pereira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Geilson Freire da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Márcia Cristina Silva Mendonça MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/6cr4eq26

Resumo

A incorporação das tecnologias digitais na educação tem potencial para transformar práticas pedagógicas, ampliar vozes historicamente silenciadas e contribuir para a promoção da equidade racial. No entanto, tal potencial não se concretiza sem tensionamentos. Este artigo tem como objetivo geral analisar como as tecnologias digitais podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas na promoção de uma educação antirracista. A pesquisa adota abordagem bibliográfica e documental, apoiando-se em autores contemporâneos que discutem currículo, tecnologia e relações étnico-raciais. Os resultados apontam que, embora a cultura digital escolar possa ser espaço de reconhecimento e valorização da diversidade, ela também pode reproduzir estereótipos raciais e desigualdades estruturais. A resistência pedagógica mediada pela tecnologia exige formação docente crítica, políticas públicas efetivas e um currículo sensível às multiplicidades culturais. Este estudo sugere que o uso antirracista das tecnologias digitais é um caminho viável, embora desafiador, para uma educação comprometida com a justiça social. O aprofundamento desta temática em contextos escolares específicos pode fortalecer práticas transformadoras e ampliar o debate sobre equidade digital e racial.

Publicado

2025-03-01

Edição

Seção

Artigos