PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Marcos Rogério Martins Costa Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde - Fiocruz Autor
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidade Federal de São Carlos, Brasil Autor
  • Érika Nazaré Gadelha Meira Cerqueira Centro de Pesquisa Internacional Integralize, Brasil Autor
  • Melca Moura Brasil Universidade Federal de Goiás, Brasil Autor
  • Gabriel Antonio Ogaya Joerke Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil Autor
  • Orivaldo da Silva Lacerda Júnior Instituto Federal do Ceará, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/mz8yky11

Resumo

A Educação Inclusiva está se desenvolvendo no Brasil desde a segunda metade do século XX, encontrando maior difusão no território nacional no início do século XXI. O objetivo deste artigo é discutir, a partir dos prisma da Educação inclusiva, como as contribuições da psicanálise podem apoiar os processos de ensino e aprendizagem dos indivíduos com transtorno do espectro autista. Para tanto, trazem-se diversos autores da Educação e especialistas da Psicanálise, desenvolvendo distintas – mas não contraditórias – teorias e propostas para a inclusão do aluno autista no ensino regular. Os resultados desta pesquisa apontam psicanálise pode apoiar a Educação Inclusiva  em diversas dimensões. Pode ser na dimensão filosófica/teórica como ficou evidente no ato de nomear. Pode ser na compreensão dos processos de desenvolvimento e de aprendizagem. Pode ser na ressignificação do papel do profissional de educação com relação ao aluno com autismo. Pode ser na própria atuação prática das intervenções pedagógicas. Esses resultados devem ser validados por estudos ulteriores, uma vez que este é um trabalho de revisão crítica do que existe sobre o tema. Mesmo que não seja exaustivo, este artigo serve como um panorama geral acercada da psicanálise e da educação inclusiva aplicadas ao autismo no contexto de ensino brasileiro.

Publicado

2025-08-25

Edição

Seção

Artigos