ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/pzmh2x47Resumo
O presente estudo investigou as oportunidades e desafios do ensino técnico e tecnológico no Brasil, com o objetivo de analisar a formação profissional oferecida por esse modelo de ensino. A pesquisa abordou a integração entre o ensino técnico e o mercado de trabalho, as políticas públicas que impactam a formação profissional e o uso de tecnologias digitais no ensino. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com a análise de livros, artigos e dissertações relacionados ao tema. A partir da análise dos dados, constatou-se que o ensino técnico enfrenta desafios significativos, como a dificuldade de adaptação às mudanças tecnológicas, a infraestrutura inadequada em algumas instituições e a necessidade de atualização constante dos docentes. Por outro lado, o estudo também apontou oportunidades, como a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho imediato, a democratização do acesso à educação e a inovação nos currículos, com o uso de tecnologias digitais e metodologias híbridas. As considerações finais destacaram a importância de melhorar as parcerias entre instituições de ensino e empresas, o fortalecimento das políticas públicas e o investimento em infraestrutura, além de sugerir que mais pesquisas sejam realizadas para analisar o impacto do ensino híbrido e a eficácia das políticas educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ítalo Antônio de Paiva Sousa Rocha, Andreia Maria da Silva Oliveira, Meirelene Pereira Fróes Lima, Marcelina Marlir Ferreira Palhano, Roberta Camila de Araújo Ribeiro Jorge (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.