ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO: OPORTUNIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Ítalo Antônio de Paiva Sousa Rocha Instituto Federal do Piauí, Brasil Autor
  • Andreia Maria da Silva Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Meirelene Pereira Fróes Lima Universidade Estadual do Maranhão, Brasil Autor
  • Marcelina Marlir Ferreira Palhano Universidade Estadual do Maranhão, Brasil Autor
  • Roberta Camila de Araújo Ribeiro Jorge MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/pzmh2x47

Resumo

O presente estudo investigou as oportunidades e desafios do ensino técnico e tecnológico no Brasil, com o objetivo de analisar a formação profissional oferecida por esse modelo de ensino. A pesquisa abordou a integração entre o ensino técnico e o mercado de trabalho, as políticas públicas que impactam a formação profissional e o uso de tecnologias digitais no ensino. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com a análise de livros, artigos e dissertações relacionados ao tema. A partir da análise dos dados, constatou-se que o ensino técnico enfrenta desafios significativos, como a dificuldade de adaptação às mudanças tecnológicas, a infraestrutura inadequada em algumas instituições e a necessidade de atualização constante dos docentes. Por outro lado, o estudo também apontou oportunidades, como a capacitação dos alunos para o mercado de trabalho imediato, a democratização do acesso à educação e a inovação nos currículos, com o uso de tecnologias digitais e metodologias híbridas. As considerações finais destacaram a importância de melhorar as parcerias entre instituições de ensino e empresas, o fortalecimento das políticas públicas e o investimento em infraestrutura, além de sugerir que mais pesquisas sejam realizadas para analisar o impacto do ensino híbrido e a eficácia das políticas educacionais.

Publicado

2025-05-04