CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO: MÃOS À OBRA NO PROCESSO DE APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.46550/3pj57n20Resumo
A cultura maker na educação é um movimento que enfatiza a criação e a fabricação de objetos, projetos e soluções de forma prática e colaborativa, utilizando ferramentas e recursos acessíveis, ou seja aprender na prática,é o “aprender fazendo”. Na prática, a cultura maker na educação se manifesta em espaços próprios como o laboratório maker, com designer diferente da sala de aula ou laboratório convencional, pode-se organizar onde pessoas de todas as idades podem usar ferramentas como impressoras 3D, cortadoras a laser, computadores e outros equipamentos para criar, inovar e prototipar ideias. O aprendizado ocorre por meio de projetos reais, nos quais a teoria é aplicada diretamente à prática. Isso envolve aprender fazendo, errando e ajustando os processos, o que permite uma abordagem mais dinâmica e personalizada de educação. O objetivo desta pesquisa é incentivar o interesse, a curiosidade e a criatividade dos estudantes. Motivá-los a encontrar, de forma colaborativa, a informação e os materiais necessários conforme a realidade da escola. Dessa forma, conectá-los a um conjunto de saberes que articulam teoria e prática, garantindo mais sentido e significado ao que se está aprendendo.A metodologia utilizada optou-se por uma pesquisa bibliográfica, e uma análise dos principais conceitos do tema, foi utilizado o método descritivo a partir de uma revisão bibliográfica. Destacando suas principais características da cultura maker, que desempenham na educação. Os principais resultados obtidos em destaque usar recursos na sala maker, tornam a aprendizagem mais dinâmica e potencializando as habilidades e competências nos estudantes.
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Copyright (c) 2025 Fabiane de Pellegrin Dzingeleski, Acácio Turíbio de Aguiar Carvelo, Julio da Silva Rezende, Lívia Leto de Mendonça Lopes, Elizete Silva Neves Ramos, Flávia Klastner Vicente Wolkartt (Autor)

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