TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS DOCENTES SOBRE A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Andréia de Cássia Mesavila Centro Internacional de Pesquisa Integralize, Brasil Autor
  • Rozeli dos Santos Oliveira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maeli Helena Guimarães Cândido MUST University, Estados Unidos Autor
  • Sandra Cristina Batista Bergamini MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/rf4a0411

Resumo

O avanço das tecnologias digitais tem provocado significativas mudanças nas práticas educativas, especialmente quando se trata da construção de ambientes mais inclusivos. As mídias digitais, ao se integrarem ao cotidiano escolar, passaram a desempenhar um papel estratégico na mediação do processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência. A ampliação do acesso à informação, a possibilidade de personalização dos conteúdos e a diversificação das formas de interação colocam essas ferramentas como aliadas no enfrentamento das barreiras pedagógicas ainda presentes nas escolas. Contudo, a adoção efetiva desses recursos exige mais do que disponibilidade técnica: demanda sensibilidade pedagógica, criatividade e formação continuada por parte dos educadores. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as percepções de educadores sobre os benefícios dessas tecnologias no processo de aprendizagem, considerando sua contribuição para a inclusão educacional. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, com base em pesquisa bibliográfica, utilizando publicações recentes que discutem a mediação tecnológica na educação inclusiva. Foram selecionados materiais que abordam experiências, desafios e estratégias adotadas por professores no uso de mídias digitais com foco na equidade. Os resultados revelaram que, mesmo diante de limitações estruturais e desigualdades de acesso, muitos docentes têm encontrado nas tecnologias digitais um caminho viável para ampliar a participação e o protagonismo dos estudantes com deficiência. O estudo também aponta para a necessidade de políticas públicas que garantam suporte técnico e pedagógico aos profissionais da educação.

Publicado

2025-09-28

Edição

Seção

Artigos