A PERSPECTIVA CTS COMO PONTE ENTRE O SABER CIENTÍFICO E A JUSTIÇA SOCIAL

Autores

  • Renan Antônio da Silva Universidade Federal de São Carlos, Brasil Autor
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidade Federal de São Carlos, Brasil Autor
  • Andréia Businaro Forim Universidade Federal de São Carlos, Brasil Autor
  • Aline de Fatima Cruz Rodrigues Universidade Federal de São Carlos, Brasil Autor
  • Emerson Aparecido Augusto Universidade Federal de São Carlos, Brasil Autor
  • Rogério Lopes de Souza Universidade Federal de São Carlos, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/fbjj2t07

Resumo

Este estudo examina o modelo Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como uma proposta teórica e pedagógica que conecta o saber científico às mudanças sociais. A pesquisa se justifica pela urgência de reconsiderar a ciência como uma atividade social, ética e inserida em contextos específicos, especialmente frente aos desafios atuais como a crise ambiental, a desigualdade social e a disseminação de informações falsas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, fundamentada na leitura crítica de obras de autores reconhecidos nas áreas de CTS e ensino de ciências. Os achados indicam que a perspectiva CTS oferece uma compreensão ampla da ciência, ressaltando sua importância na formação de indivíduos críticos, conscientes e engajados na transformação da sociedade. Ademais, esse paradigma contribui para renovar as práticas educacionais, promovendo um ensino de ciências mais contextualizado e voltado para a equidade social. A conclusão aponta que o enfoque CTS é fundamental para tornar o conhecimento científico mais acessível e para estimular uma cidadania ética, ativa e participativa. Sugere-se, ainda, a realização de pesquisas empíricas que explorem a implementação dessa abordagem em diferentes realidades educacionais.

Publicado

2025-10-03

Edição

Seção

Artigos