O EDUCADOR E SEUS DILEMAS: RESISTIR, PERSISTIR, EXISTIR
DOI:
https://doi.org/10.46550/tfcngx69Resumo
O artigo analisou os dilemas enfrentados pelos professores no exercício da docência, reconhecendo que a profissão foi atravessada por múltiplos desafios que afetaram diretamente a permanência na carreira e a qualidade do processo educativo. Entre esses desafios, destacaram-se o cansaço emocional, as turmas numerosas, a falta de recursos materiais e estruturais e a distância entre família e escola, evidenciando que o trabalho docente exigiu dos educadores resistência, persistência e reafirmação de sua existência profissional diante de um cenário adverso. O objetivo consistiu em apresentar e discutir os desafios da carreira docente e, ao mesmo tempo, indicar as formas pelas quais os professores lidaram com esses obstáculos. A pesquisa adotou a modalidade bibliográfica, compreendida, segundo Santana, Narciso e Fernandes (2025), como um procedimento que possibilitou reunir e organizar conhecimentos já publicados, garantindo consistência teórica e sustentando a reflexão crítica sobre o problema investigado. A coleta de dados ocorreu em bases de ampla circulação acadêmica, como a SciELO, que disponibilizou periódicos de acesso aberto em diferentes áreas, e o portal CAPES Periódicos, que reuniu publicações nacionais e internacionais. O processo incluiu a definição de palavras-chave relacionadas a dilemas docentes, cansaço emocional, turmas numerosas, falta de recursos e família e escola, além da seleção de publicações entre 2015 e 2025. Concluiu-se que os dilemas da profissão não se restringiram a circunstâncias pontuais, mas compuseram uma realidade complexa e persistente, na qual os professores mobilizaram criatividade, apoio coletivo e estratégias inovadoras como meios de resistência e persistência, reafirmando sua função social e o compromisso com a construção de uma educação de qualidade.
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Copyright (c) 2025 Sônia Márcia Flores de Lima, Carmem Lúcia Valente Pereira, Sandra Betania Santana da Silva Nunes, Stefania Andrade Silva, Wallace Luis Cunha Cavalcante (Autor)

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