A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA ERA DIGITAL: IMPASSES E CAMINHOS PARA A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Elcione Soares Santana dos Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Valéria Voltarelli MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marilene Ubaldino de Abreu MUST University, Estados Unidos Autor
  • Irênio Cerqueira de Almeida Universidad Leonardo Da Vinci, Paraguai Autor
  • Alexandre de Araújo Moraes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Alice Rodrigues Silvestre Souza MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/ycvhn824

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios docentes na inserção de novas tecnologias no currículo escolar a partir de uma abordagem bibliográfica, discutindo suas contribuições, desafios e perspectivas na educação contemporânea. Com base em autores como Bacich, Moran, Lima, Silva e documentos institucionais da UNESCO e do Ministério da Educação, observa-se que a presença das tecnologias digitais nas salas de aula representa uma oportunidade significativa de inovação pedagógica, sobretudo quando aliadas a metodologias ativas. A incorporação de novas tecnologias no ambiente escolar representa uma das principais transformações da educação contemporânea. Recursos multimídia como vídeos, áudios, plataformas virtuais e ferramentas interativas favorecem o engajamento dos estudantes e a personalização do ensino, contribuindo também para o fortalecimento do vínculo entre professores e alunos. Apesar dos avanços e de programas como o ProInfo e o Plano Nacional de Educação Digital (PNED), muitas escolas públicas ainda enfrentam desafios relativos à infraestrutura, conectividade e formação docente. A pandemia de COVID-19 evidenciou tanto o potencial quanto as limitações dessas ferramentas no ensino remoto emergencial. Conclui-se que a inserção efetiva de recursos multimídia na educação pública exige investimentos estruturais, formação continuada e apoio institucional articulado entre governos e comunidades escolares.

Publicado

2025-09-03

Edição

Seção

Artigos