APRENDIZAGEM ATIVA E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: RUPTURAS E RECONSTRUÇÕES NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/0bhqnt42Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar as teorias e práticas de Aprendizagem Ativa, focando nas metodologias ativas e nos desafios enfrentados pelos docentes. A Aprendizagem Ativa envolve o engajamento dos alunos em atividades que promovem a reflexão crítica e a aplicação prática do conhecimento, indo além do ensino tradicional. A pesquisa bibliográfica abordará as diversas metodologias ativas, como a sala de aula invertida, a aprendizagem baseada em projetos e a instrução entre pares, destacando suas vantagens, como o aumento do interesse dos alunos e a melhoria na retenção do conhecimento. Contudo, também serão discutidos os desafios que os educadores enfrentam ao implementar essas abordagens, incluindo a resistência à mudança, a falta de formação específica e a necessidade de adaptação dos conteúdos curriculares. Este estudo pretende contribuir para uma melhor compreensão da Aprendizagem Ativa no contexto educacional contemporâneo, fornecendo insights sobre como superar obstáculos e maximizar os benefícios dessas metodologias. A análise das práticas pedagógicas revela que, apesar dos desafios, a incorporação de metodologias ativas pode transformar a dinâmica da sala de aula e promover um aprendizado mais significativo e colaborativo.
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Copyright (c) 2025 Alice Rodrigues Silvestre Souza, Irênio Cerqueira de Almeida, Marilene Ubaldino de Abreu, Elcione Soares Santana dos Santos, Valéria Voltarelli, Flavia Tatiani Steinbach, Alexandre de Araújo Moraes (Autor)

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