TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS: RUMO A UMA EDUCAÇÃO INTEGRADA E DINÂMICA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Jackslaine Nunes Thomazini Sagioneti MUST University, Estados Unidos Autor
  • Meire Alexandrina Calistro Berro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Regina Ribeiro Franco MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Cristina Vidovix Segura MUST University, Estados Unidos Autor
  • Jailson de França Ferreira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Elaine Ribeiro da Silva MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/5wvz3719

Resumo

Neste artigo, explora-se a complexa interação entre tecnologias, metodologias inovadoras, currículo e interatividade no contexto do processo de ensino-aprendizagem. Diante de uma constante evolução desses elementos e a urgência de adaptação às demandas contemporâneas, o ambiente educacional se configura como um cenário dinâmico. O objetivo central da pesquisa é investigar como a integração efetiva desses componentes pode elevar significativamente a experiência educacional, conferindo-lhe maior engajamento e alinhamento com as exigências do século XXI. O estudo destaca a influência das tecnologias educacionais, examinando como plataformas online, simulações e recursos multimídia redefinem a dinâmica da sala de aula, permitindo a personalização do aprendizado e favorecendo a inclusão. No âmbito das abordagens pedagógicas contemporâneas, destaca-se a implementação efetiva da aprendizagem baseada em projetos e da sala de aula invertida, ressaltando como essas metodologias impulsionam a participação dinâmica dos estudantes e promovem o desenvolvimento de competências críticas. A pesquisa aborda também a necessidade de uma adaptação curricular ágil para refletir as rápidas mudanças no cenário tecnológico. A inclusão de temas como alfabetização digital e pensamento computacional busca preparar os alunos para os desafios contemporâneos, enquanto a interatividade social na sala de aula é promovida através de ferramentas digitais que facilitam a colaboração e a comunicação bidirecional. Conclui-se que a sinergia equilibrada entre tecnologias, metodologias, currículo e interatividade não apenas satisfaz as exigências contemporâneas, mas também fortalece a formação de uma experiência educacional mais significativa, capacitando os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI.

Publicado

2025-10-13

Edição

Seção

Artigos