TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E METODOLOGIAS INOVADORAS: RUMO A UMA EDUCAÇÃO INTEGRADA E DINÂMICA NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/5wvz3719Resumo
Neste artigo, explora-se a complexa interação entre tecnologias, metodologias inovadoras, currículo e interatividade no contexto do processo de ensino-aprendizagem. Diante de uma constante evolução desses elementos e a urgência de adaptação às demandas contemporâneas, o ambiente educacional se configura como um cenário dinâmico. O objetivo central da pesquisa é investigar como a integração efetiva desses componentes pode elevar significativamente a experiência educacional, conferindo-lhe maior engajamento e alinhamento com as exigências do século XXI. O estudo destaca a influência das tecnologias educacionais, examinando como plataformas online, simulações e recursos multimídia redefinem a dinâmica da sala de aula, permitindo a personalização do aprendizado e favorecendo a inclusão. No âmbito das abordagens pedagógicas contemporâneas, destaca-se a implementação efetiva da aprendizagem baseada em projetos e da sala de aula invertida, ressaltando como essas metodologias impulsionam a participação dinâmica dos estudantes e promovem o desenvolvimento de competências críticas. A pesquisa aborda também a necessidade de uma adaptação curricular ágil para refletir as rápidas mudanças no cenário tecnológico. A inclusão de temas como alfabetização digital e pensamento computacional busca preparar os alunos para os desafios contemporâneos, enquanto a interatividade social na sala de aula é promovida através de ferramentas digitais que facilitam a colaboração e a comunicação bidirecional. Conclui-se que a sinergia equilibrada entre tecnologias, metodologias, currículo e interatividade não apenas satisfaz as exigências contemporâneas, mas também fortalece a formação de uma experiência educacional mais significativa, capacitando os alunos para os desafios e oportunidades do século XXI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jackslaine Nunes Thomazini Sagioneti, Meire Alexandrina Calistro Berro, Regina Ribeiro Franco, Maria Cristina Vidovix Segura, Jailson de França Ferreira, Elaine Ribeiro da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.