FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/c2f6zf55Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão de literatura, como a formação inicial e continuada dos professores contribui para o desenvolvimento de práticas e projetos de Educação Ambiental nas escolas de tempo integral. A pesquisa foi desenvolvida com base exclusivamente em artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por se tratar de uma base de dados ampla e reconhecida pela qualidade e credibilidade das publicações indexadas. O estudo foi conduzido em quatro etapas: a) definição do tema e dos descritores, b) estabelecimento dos critérios de seleção, c) análise dos textos e sistematização dos resultados. Foram utilizados os descritores “Educação Ambiental” AND “Escola de Tempo Integral”, sem aplicação de recorte temporal, com o intuito de obter uma visão mais abrangente das pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Inicialmente, foram identificados seis artigos, dos quais dois foram excluídos: um por não abordar o contexto de escolas de tempo integral e outro por apresentar link inacessível. O corpus final foi composto por quatro artigos que discutem experiências práticas e metodológicas de Educação Ambiental em diferentes regiões do país. A análise revelou que as práticas ambientais nas escolas de tempo integral se fortalecem quando associadas à formação docente crítica e interdisciplinar, evidenciando a importância de políticas institucionais que estimulem a formação continuada e o protagonismo do professor como mediador do processo educativo.
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