FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/c2f6zf55

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão de literatura, como a formação inicial e continuada dos professores contribui para o desenvolvimento de práticas e projetos de Educação Ambiental nas escolas de tempo integral. A pesquisa foi desenvolvida com base exclusivamente em artigos científicos disponíveis no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por se tratar de uma base de dados ampla e reconhecida pela qualidade e credibilidade das publicações indexadas. O estudo foi conduzido em quatro etapas: a) definição do tema e dos descritores, b) estabelecimento dos critérios de seleção, c) análise dos textos e sistematização dos resultados. Foram utilizados os descritores “Educação Ambiental” AND “Escola de Tempo Integral”, sem aplicação de recorte temporal, com o intuito de obter uma visão mais abrangente das pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Inicialmente, foram identificados seis artigos, dos quais dois foram excluídos: um por não abordar o contexto de escolas de tempo integral e outro por apresentar link inacessível. O corpus final foi composto por quatro artigos que discutem experiências práticas e metodológicas de Educação Ambiental em diferentes regiões do país. A análise revelou que as práticas ambientais nas escolas de tempo integral se fortalecem quando associadas à formação docente crítica e interdisciplinar, evidenciando a importância de políticas institucionais que estimulem a formação continuada e o protagonismo do professor como mediador do processo educativo.

Biografia do Autor

  • Reinaldo Reis Pimentel

    Servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Morrinhos - GO, atuando como professor pedagogo na Educação Básica. Possui experiência consolidada no magistério, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia em escolas da rede pública estadual de Goiás, além de já ter exercido funções de coordenação de turno, prestando suporte pedagógico e organizacional às atividades escolares.

Publicado

2025-02-14

Edição

Seção

Artigos