QUANDO A LOUSA VIRA TOUCH: PRÁTICAS DIGITAIS COM PROPÓSITO
DOI:
https://doi.org/10.46550/m9t6vs52Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar como a lousa digital interativa pode contribuir para práticas pedagógicas com propósito no contexto da educação básica. O tema envolveu a análise das implicações do uso desse recurso tecnológico nas dinâmicas de ensino-aprendizagem, considerando sua inserção como ferramenta de apoio à personalização, mediação docente e inovação metodológica. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa, estruturada a partir da análise de três artigos científicos publicados entre 2022 e 2025. A coleta de dados foi realizada por meio de bases como o portal de Periódicos CAPES, utilizando critérios de seleção por atualidade, pertinência temática e relevância científica. Os resultados indicaram que a LDI, quando articulada a um planejamento pedagógico intencional, favorece práticas mais inclusivas e interativas, promovendo o protagonismo discente e a diversificação dos recursos didáticos. No entanto, também foram identificados entraves relevantes, como a precariedade da infraestrutura escolar, a insuficiência de formação docente e a ausência de políticas de continuidade. Concluiu-se que a eficácia da LDI está condicionada à mediação qualificada do professor, ao suporte institucional e à integração com os objetivos educacionais. O estudo contribuiu para o aprofundamento teórico sobre a temática, oferecendo subsídios para futuras investigações empíricas que considerem contextos escolares específicos.
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Copyright (c) 2025 Rodrigo de Souza Simões Nunes, Janete Silva de Senna Barreto Bonfim, Maria Marly Araújo do Nascimento, Eudileia Helena de Lira Ferreira, Neuza Ribeiro da Silva (Autor)

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