PROFESSOR OU EQUILIBRISTA? O DESAFIO DE ENSINAR EM MIL FRENTES
DOI:
https://doi.org/10.46550/79876f13Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar os impactos da multifuncionalidade e da sobrecarga sobre o cotidiano de professores da educação básica. O estudo abordou o tema a partir da conciliação de múltiplas demandas enfrentadas pelos docentes, sobretudo diante da intensificação do trabalho, da precarização das condições institucionais e da ausência de suporte por parte das gestões escolares. A pesquisa foi desenvolvida por meio de abordagem qualitativa, com base em levantamento e análise bibliográfica de três artigos científicos publicados entre 2024 e 2025, selecionados por sua atualidade, rigor metodológico e relevância temática. Os resultados revelaram que os professores acumulam funções pedagógicas, administrativas e emocionais que extrapolam a rotina de sala de aula, afetando sua saúde mental, seu desempenho profissional e seus vínculos com a escola. Verificou-se, ainda, que os gestores escolares nem sempre atuam como mediadores de conflitos ou promotores de apoio institucional, o que acentua o sentimento de desamparo entre os docentes. Concluiu-se que a sobrecarga de trabalho, aliada à ausência de suporte, tem configurado um cenário de vulnerabilidade estrutural na profissão docente. O estudo indicou a necessidade de revisão das práticas institucionais e apontou caminhos para novas investigações voltadas à valorização e proteção do trabalho educativo.
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Copyright (c) 2025 Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Maria Marly Araújo do Nascimento, Rodrigo de Souza Simões Nunes, Jaqueline Ribeiro de Jesus, Cintia Viviane Araujo Braga Carvalho (Autor)

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