ENSINAR COM ACESSIBILIDADE: CAMINHOS QUE TODOS PODEM TRILHAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/3m1kft64Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições teóricas e práticas que evidenciaram a acessibilidade curricular, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e a tecnologia assistiva como fundamentos da inclusão escolar. O tema situou-se no campo da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, ao discutir de que forma tais dimensões se articularam para promover a participação, a autonomia e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial no contexto da educação básica. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de produções científicas publicadas entre 2019 e 2025 e selecionadas por critérios de relevância e atualidade, a partir da base de dados CAPES Periódicos. Os materiais levantados foram organizados e categorizados segundo eixos temáticos, permitindo a sistematização de diferentes enfoques e a comparação entre propostas. Os resultados indicaram que a acessibilidade curricular representou o eixo central da inclusão, pois possibilitou o acesso equitativo ao conhecimento; que o DUA ofereceu princípios pedagógicos capazes de contemplar diferentes estilos de aprendizagem; e que a tecnologia assistiva, quando integrada ao planejamento escolar, configurou-se como recurso indispensável à superação de barreiras físicas, comunicacionais e pedagógicas. Concluiu-se que a efetivação da inclusão escolar dependeu da articulação entre legislação, formação docente, práticas pedagógicas e recursos tecnológicos, sendo necessário investir em políticas públicas e pesquisas que ampliem a compreensão sobre os desafios contemporâneos da educação inclusiva.
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Copyright (c) 2025 Rodrigo de Souza Simões Nunes, Carmem Lúcia Valente Pereira, Djanira Fernandes Raposo, Neuza Ribeiro da Silva, Eber Vinycius Oliveira Costa (Autor)

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