ENSINAR COM ACESSIBILIDADE: CAMINHOS QUE TODOS PODEM TRILHAR

Autores

  • Rodrigo de Souza Simões Nunes MUST University, Estados Unidos Autor
  • Carmem Lúcia Valente Pereira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Djanira Fernandes Raposo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Neuza Ribeiro da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Eber Vinycius Oliveira Costa MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/3m1kft64

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar as contribuições teóricas e práticas que evidenciaram a acessibilidade curricular, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e a tecnologia assistiva como fundamentos da inclusão escolar. O tema situou-se no campo da Educação Especial, na perspectiva inclusiva, ao discutir de que forma tais dimensões se articularam para promover a participação, a autonomia e a aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial no contexto da educação básica. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na análise de produções científicas publicadas entre 2019 e 2025 e selecionadas por critérios de relevância e atualidade, a partir da base de dados CAPES Periódicos. Os materiais levantados foram organizados e categorizados segundo eixos temáticos, permitindo a sistematização de diferentes enfoques e a comparação entre propostas. Os resultados indicaram que a acessibilidade curricular representou o eixo central da inclusão, pois possibilitou o acesso equitativo ao conhecimento; que o DUA ofereceu princípios pedagógicos capazes de contemplar diferentes estilos de aprendizagem; e que a tecnologia assistiva, quando integrada ao planejamento escolar, configurou-se como recurso indispensável à superação de barreiras físicas, comunicacionais e pedagógicas. Concluiu-se que a efetivação da inclusão escolar dependeu da articulação entre legislação, formação docente, práticas pedagógicas e recursos tecnológicos, sendo necessário investir em políticas públicas e pesquisas que ampliem a compreensão sobre os desafios contemporâneos da educação inclusiva.

Publicado

2025-10-17

Edição

Seção

Artigos