INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: UM CONTEÚDO URGENTE
DOI:
https://doi.org/10.46550/4w2q9r11Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar os fundamentos teóricos e pedagógicos da educação socioemocional e suas implicações para o currículo escolar. A investigação concentrou-se na compreensão do lugar da aprendizagem emocional nas propostas curriculares da educação básica, especialmente no ensino fundamental e na educação infantil, examinando também a atuação do professor como mediador desse processo e os efeitos da implementação de práticas socioemocionais no clima escolar. Para alcançar esse propósito, adotou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com base em publicações nacionais e internacionais selecionadas no Google Acadêmico, utilizando descritores simples relacionados ao tema e critérios de inclusão pautados na atualidade, relevância científica e aderência aos objetivos da pesquisa. Os resultados indicaram que a integração da educação socioemocional ao currículo escolar favoreceu o desenvolvimento de habilidades como empatia, autorregulação e cooperação, além de impactar positivamente as relações pedagógicas, o engajamento dos estudantes e a organização da cultura escolar. Constatou-se, ainda, que o êxito dessas práticas dependeu de uma formação docente contínua e de uma mudança na concepção do processo educativo, passando da mera transmissão de conteúdos à valorização da dimensão humana da aprendizagem. A pesquisa concluiu que o fortalecimento da dimensão emocional da educação contribuiu de forma significativa para a construção de ambientes escolares mais éticos, reflexivos e inclusivos.
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Copyright (c) 2025 Maria Angélica Dornelles Dias, Layla Zucon Cabrerizo Lobo, Vanderlei Porto Pinto, Adriano Alves Romão, Kênia Cristine Carlos da Silva (Autor)

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