PIXEL A PIXEL: CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA ERA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/86eznq89Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar como o ensino híbrido, as ferramentas colaborativas e a gestão escolar digital contribuíram para promover práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas na Educação Básica. O tema abordou a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo educativo, discutindo seus impactos na cultura escolar, na autonomia discente e no fortalecimento das práticas colaborativas. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu reunir, selecionar e examinar artigos, teses e dissertações publicados a partir de 2018, com base em critérios de relevância e atualidade. As análises evidenciaram que o ensino híbrido favoreceu a centralidade do estudante e ampliou as possibilidades de aprendizagem ativa; que as ferramentas colaborativas possibilitaram maior engajamento e interação entre professores e alunos; e que a gestão escolar, ao incentivar a cultura digital e a formação docente, desempenhou papel fundamental para sustentar as inovações educacionais. Também se observou que a adoção dessas práticas não esteve isenta de limitações, como a carência de infraestrutura, a resistência cultural às mudanças e as dificuldades de formação continuada, fatores que restringiram a plena utilização das tecnologias digitais. Em conclusão, verificou-se que a inovação pedagógica mediada pelas tecnologias depende da articulação entre infraestrutura, formação e gestão democrática, sendo necessária a continuidade de estudos para aprofundar a compreensão de seus impactos em diferentes contextos escolares.
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Copyright (c) 2025 Vânia da Silva Mendes Narciso, Joselaine Faria Gabriel, Mariza de Oliveira Marques, Kátia Fabiane Delmadi de Souza, Cintia Viviane Araujo Braga Carvalho (Autor)

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