PIXEL A PIXEL: CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA ERA DIGITAL

Autores

  • Vânia da Silva Mendes Narciso MUST University, Estados Unidos Autor
  • Joselaine Faria Gabriel MUST University, Estados Unidos Autor
  • Mariza de Oliveira Marques MUST University, Estados Unidos Autor
  • Kátia Fabiane Delmadi de Souza MUST University, Estados Unidos Autor
  • Cintia Viviane Araujo Braga Carvalho Universidade Federal do Maranhão, Brasil Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/86eznq89

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar como o ensino híbrido, as ferramentas colaborativas e a gestão escolar digital contribuíram para promover práticas pedagógicas inovadoras e colaborativas na Educação Básica. O tema abordou a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo educativo, discutindo seus impactos na cultura escolar, na autonomia discente e no fortalecimento das práticas colaborativas. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, que permitiu reunir, selecionar e examinar artigos, teses e dissertações publicados a partir de 2018, com base em critérios de relevância e atualidade. As análises evidenciaram que o ensino híbrido favoreceu a centralidade do estudante e ampliou as possibilidades de aprendizagem ativa; que as ferramentas colaborativas possibilitaram maior engajamento e interação entre professores e alunos; e que a gestão escolar, ao incentivar a cultura digital e a formação docente, desempenhou papel fundamental para sustentar as inovações educacionais. Também se observou que a adoção dessas práticas não esteve isenta de limitações, como a carência de infraestrutura, a resistência cultural às mudanças e as dificuldades de formação continuada, fatores que restringiram a plena utilização das tecnologias digitais. Em conclusão, verificou-se que a inovação pedagógica mediada pelas tecnologias depende da articulação entre infraestrutura, formação e gestão democrática, sendo necessária a continuidade de estudos para aprofundar a compreensão de seus impactos em diferentes contextos escolares. 

Publicado

2025-10-17

Edição

Seção

Artigos