CAMINHOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: COOPERAÇÃO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Diego Santiago Damasceno MUST University, Estados Unidos Autor
  • Thalita Tabata de Sousa Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Brasil Autor
  • Leila Ribeiro dos Santos Soares MUST University, Estados Unidos Autor
  • Adriano Di Gregorio MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucimar Batista Fermino Gobbi MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/rneezx42

Resumo

A internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) constitui um fenômeno complexo e relevante no cenário global contemporâneo, impulsionado pela necessidade de formar profissionais aptos a atuar em um mercado de trabalho dinâmico. Este estudo justifica-se pela urgência em compreender os mecanismos pelos quais a EPT se insere nesse contexto. O objetivo principal consiste em analisar os caminhos da internacionalização, focando nas dimensões de cooperação, inovação e desenvolvimento. A metodologia empregada caracteriza-se como uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, permitindo a síntese de evidências e a identificação de tendências. Os principais resultados revelam que a cooperação internacional, através de mobilidade e projetos conjuntos, fortalece a EPT. A inovação, estimulada pela exposição a diferentes práticas, moderniza currículos e metodologias. O desenvolvimento, consequente da sinergia entre cooperação e inovação, aprimora a qualificação profissional e o impacto regional. Conclui-se que a internacionalização na EPT é um processo estratégico e interdependente, que demanda planejamento contínuo para gerar benefícios sustentáveis e formar profissionais globalmente competentes.

Publicado

2025-10-17

Edição

Seção

Artigos