CAMINHOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: COOPERAÇÃO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.46550/rneezx42Resumo
A internacionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) constitui um fenômeno complexo e relevante no cenário global contemporâneo, impulsionado pela necessidade de formar profissionais aptos a atuar em um mercado de trabalho dinâmico. Este estudo justifica-se pela urgência em compreender os mecanismos pelos quais a EPT se insere nesse contexto. O objetivo principal consiste em analisar os caminhos da internacionalização, focando nas dimensões de cooperação, inovação e desenvolvimento. A metodologia empregada caracteriza-se como uma revisão bibliográfica sistemática, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, permitindo a síntese de evidências e a identificação de tendências. Os principais resultados revelam que a cooperação internacional, através de mobilidade e projetos conjuntos, fortalece a EPT. A inovação, estimulada pela exposição a diferentes práticas, moderniza currículos e metodologias. O desenvolvimento, consequente da sinergia entre cooperação e inovação, aprimora a qualificação profissional e o impacto regional. Conclui-se que a internacionalização na EPT é um processo estratégico e interdependente, que demanda planejamento contínuo para gerar benefícios sustentáveis e formar profissionais globalmente competentes.
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Copyright (c) 2025 Diego Santiago x Diego Santiago Damasceno, Thalita Tabata de Sousa, Leila Ribeiro dos Santos Soares, Adriano Di Gregorio, Lucimar Batista Fermino Gobbi (Autor)

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