CURRÍCULO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: INTEGRAÇÃO RELEVANTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/zjw4pk13Resumo
As tecnologias digitais têm contribuído para aumentar o interesse e o engajamento dos alunos por determinados assuntos, muitas vezes difíceis de serem compreendidos em uma aula tradicional. As tecnologias, aliadas as metodologias ativas, tornam as aulas mais criativas e interessantes, contribuindo para uma aprendizagem onde os alunos se tornam mais autônomos e, os professores, incentivadores e colaboradores do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos de hoje não aprendem como antigamente e os professores precisam se apropriar das tecnologias digitais e novas metodologias para tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Para isso, faz-se necessário que a equipe gestora e pedagógica repense o currículo da sua escola, reestruturando o Projeto Político Pedagógico (PPP), levando em consideração as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a realidade da comunidade escolar local. O objetivo desse trabalho é mostrar a importância das tecnologias digitais e das metodologias ativas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, propondo mudanças nos currículos escolares para que essas propostas sejam implementadas nas unidades educacionais. Assim, através de pesquisa bibliográfica, autores como Almeida, Moran, Veiga, Berbel, entre outros, apoiaram a fundamentação teórica, tornando clara a importância das tecnologias digitais e das metodologias ativas para a educação. As investigações realizadas mostraram que há diversas formas de utilizar as tecnologias digitais e que aliadas as metodologias digitais, impactam de maneira positiva e significativa a qualidade da educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jodana de Oliverira Rocha, Fernanda de Oliveira Rocha, Fernanda Mila Rodrigues Pádua, Luciene Ferreira Alves Poerschke, Jilvanaldo Alves Barboza (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.