CURRÍCULO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS: INTEGRAÇÃO RELEVANTE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Jordana de Oliveira Rocha Dantas MUST University, Estados Unidos Autor
  • Fernanda de Oliveira Rocha Faculdade Rio Sono, Brasil Autor
  • Fernanda Mila Rodrigues Pádua Universidade Candido Mendes, Brasil Autor
  • Luciene Ferreira Alves Poerschke Faculdade UNYLEYA, Brasil Autor
  • Jilvanaldo Alves Barboza MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/zjw4pk13

Resumo

As tecnologias digitais têm contribuído para aumentar o interesse e o engajamento dos alunos por determinados assuntos, muitas vezes difíceis de serem compreendidos em uma aula tradicional. As tecnologias, aliadas as metodologias ativas, tornam as aulas mais criativas e interessantes, contribuindo para uma aprendizagem onde os alunos se tornam mais autônomos e, os professores, incentivadores e colaboradores do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos de hoje não aprendem como antigamente e os professores precisam se apropriar das tecnologias digitais e novas metodologias para tornar as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Para isso, faz-se necessário que a equipe gestora e pedagógica repense o currículo da sua escola, reestruturando o Projeto Político Pedagógico (PPP), levando em consideração as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a realidade da comunidade escolar local. O objetivo desse trabalho é mostrar a importância das tecnologias digitais e das metodologias ativas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, propondo mudanças nos currículos escolares para que essas propostas sejam implementadas nas unidades educacionais. Assim, através de pesquisa bibliográfica, autores como Almeida, Moran, Veiga, Berbel, entre outros, apoiaram a fundamentação teórica, tornando clara a importância das tecnologias digitais e das metodologias ativas para a educação. As investigações realizadas mostraram que há diversas formas de utilizar as tecnologias digitais e que aliadas as metodologias digitais, impactam de maneira positiva e significativa a qualidade da educação.

Publicado

2025-10-17

Edição

Seção

Artigos