INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRE A INOVAÇÃO E A REINVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.46550/p884c076Resumo
Muitas mudanças afetam todos os setores da sociedade, alterando as formas de produção e direcionando os processos de ensino-aprendizagem, requerendo esforços para compreender a dinâmica atual, as influências tecnológicas e da Inteligência Artificial. Assim, este trabalho emerge da problemática: Como a inserção da Inteligência Artificial na Educação à Distância (EaD) traz novos e constantes desafios educativos? O objetivo geral do estudo reluz em transcrever as principais vantagens e desvantagens da Inteligência Artificial, que impõem desafios para o atual cenário educacional, o país e a EaD; e, os objetivos específicos envolvem definir as fundamentações da Inteligência Artificial, correlacionar a Inteligência Artificial e a educação, apresentar os obstáculos que refletem tanto em vantagens quanto em desvantagens para a aplicação da Inteligência Artificial na EaD. O estudo é relevante ao propor uma revisão nos métodos de ensino-aprendizagem em relação às exigências atuais e da Inteligência Artificial, trazendo benefícios e breves contribuições para alunos e professores, para as instituições de ensino e órgãos governamentais, bem como para toda a sociedade, ao proporcionar melhores níveis de qualidade, incentivando a utilização tecnológica e aprimorando suas aplicações no mundo e na educação. Trata-se de um estudo classificado em sua metodologia, como uma pesquisa de natureza básica, com objetivos descritivos-explicativos, mediante a abordagem qualitativa e o método de pesquisa bibliográfica. Pode-se concluir que a inserção da Inteligência Artificial na EaD traz novos desafios educativos, com o ampliar dos processos de ensino-aprendizagem e de suas interações, bem como com as constantes inovações tecnológicas presente na atualidade e nesta modalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marjuriher Torres da Silva, Yasmine Torres da Silva, Emanuelle Souza Paim , Alexandre de Araújo Moraes, Karla Biagi Ribeiro Tavares, Márcia Adriana Bastos Nascimento (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.