O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS: CAMINHOS PARA A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/chkyh994Resumo
O presente estudo analisou o papel das tecnologias digitais nas práticas inclusivas, discutindo como sua integração às ações pedagógicas pode promover inovação e equidade no contexto educacional. O objetivo central foi compreender de que modo a utilização desses recursos contribui para o desenvolvimento de práticas mais democráticas, personalizadas e participativas. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamentou-se em autores que exploram a interrelação entre tecnologia, inclusão e inovação pedagógica. Verificou-se que as tecnologias digitais ampliam as possibilidades de aprendizagem e fortalecem a autonomia dos estudantes, especialmente daqueles que enfrentam barreiras de acesso ao conhecimento. Observou-se ainda que a formação docente contínua é condição essencial para que as ferramentas tecnológicas sejam utilizadas de maneira ética, criativa e crítica, favorecendo o protagonismo discente. Constatou-se que a inovação pedagógica mediada por tecnologias digitais transcende o uso instrumental das mídias e se consolida como caminho para o fortalecimento de uma educação inclusiva, sensível às diferenças e comprometida com a transformação social. Conclui-se que a articulação entre inclusão e tecnologia constitui um eixo estratégico para o futuro da educação, demandando políticas públicas efetivas e práticas pedagógicas que unam sensibilidade humana e inovação técnica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Danielle Cristina Nunes, Jilvanaldo Alves Barboza, Karla Biagi Ribeiro Tavares, Márcia Adriana Bastos Nascimento, Simone Silva de Jesus Pires, Celso Ferreira da Silva, Andréia de Cássia Mesavila (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.