A RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.46550/f5319c71Resumo
A formação docente desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação inclusiva e de qualidade, sendo essencial para a construção de um sistema educacional que atenda às necessidades de todos os estudantes, independentemente de suas condições de aprendizagem, origens socioeconômicas ou deficiências. Este trabalho analisa a relevância da capacitação de professores, justificando a escolha do tema pela crescente demanda por práticas educativas que respeitem a diversidade. O objetivo principal do estudo é examinar como a formação contínua de educadores, ao incluir habilidades socioemocionais e abordagens pedagógicas inclusivas, pode impactar positivamente a experiência educacional. A metodologia adotada é a abordagem bibliográfica, que permite a análise crítica de literaturas relevantes sobre o tema. Os principais resultados indicam que a formação docente, frequentemente limitada a conteúdos teóricos, precisa integrar também a aplicação prática das diretrizes inclusivas presentes nas políticas educacionais. As conclusões revelam que a inter-relação entre a formação contínua e um ambiente escolar acolhedor pode elevar a qualidade do ensino, promovendo a colaboração entre educadores e especialistas. Assim, a discussão enfatiza a necessidade de um compromisso institucional e coletivo para enfrentar os desafios da inclusão. Por fim, a pesquisa destaca que a formação docente deve evoluir para um modelo que priorize a inclusão como princípio central, requerendo uma revisão dos currículos e políticas educacionais. Isso torna a implementação de estratégias eficazes imperativa para tornar a educação inclusiva uma realidade acessível a todos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa.
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Copyright (c) 2025 Jeckson Santos do Nascimento, Soraya Ribeiro Barbosa, Kátia Ferreira Pires, Juliana Marques de Oliveira, Marlene Cristina da Silva Pereira (Autor)

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