CONECTANDO SABERES: O PROFESSOR E OS LIMITES DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Luciana dos Reis Corrêa Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Vera Lúcia Grein MUST University, Estados Unidos Autor
  • Mariléa Marques Fernandes dos  Santos MUST University, Estados Unidos Autor
  • Adriana Pinto Lima Universidad de Santiago de Chile, Chile Autor
  • Ana Patrícia Sá Coelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Adriana de Fátima Silva Fogaça MUST University, Estados Unidos Autor
  • Karen Cristina Borges  Leal MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/retz2f15

Resumo

Este artigo analisa os desafios enfrentados pelos docentes na inserção de novas tecnologias no currículo escolar, considerando as transformações que o avanço tecnológico impõe à educação contemporânea. Embora as tecnologias digitais representem oportunidades para práticas pedagógicas inovadoras e dinâmicas, sua efetiva integração ao ensino ainda é um obstáculo para muitos professores. O objetivo deste estudo é compreender as principais dificuldades dos docentes na adoção dessas ferramentas, analisando fatores como formação inicial e continuada, infraestrutura, resistência cultural e concepções pedagógicas. A justificativa da pesquisa baseia- se na importância de refletir sobre o papel do professor como mediador do conhecimento em um contexto de rápidas mudanças tecnológicas. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como Moran, Kenski, Valente e Lévy. O artigo está estruturado em cinco seções: introdução, fundamentos teóricos, desafios enfrentados, caminhos possíveis e conclusões finais. Conclui-se que a integração das tecnologias ao currículo requer políticas institucionais, formação docente crítica e reconfiguração das práticas pedagógicas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.

Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Artigos