ROBÔS NA SALA: APRENDENDO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

  • Hiarlen Carnellósi Carolino Cella Autor
  • Wendy Castro Rosa Autor
  • Jefferson Vitoriano Sena Autor
  • Alexander Aparecido Urso Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/qhg0gj77

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o uso da inteligência artificial como ferramenta pedagógica e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. A temática abordou a incorporação da IA e da robótica nos ambientes escolares, considerando suas potencialidades e limites. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamentou-se em obras científicas recentes que discutem os desdobramentos da tecnologia no campo educacional. Três eixos temáticos orientaram a análise: a personalização da aprendizagem mediada por IA, o papel do professor como mediador pedagógico da tecnologia e os desafios e riscos da robótica no contexto escolar. Os resultados evidenciaram que, embora a IA apresente possibilidades concretas de inovação pedagógica, sua eficácia depende da mediação docente, da intencionalidade pedagógica e da estrutura institucional disponível. O estudo concluiu que a adoção dessas tecnologias deve ser orientada por princípios éticos e formativos, sendo necessário investimento em formação continuada e em políticas públicas que assegurem equidade de acesso. A pesquisa sugeriu que novas investigações sejam realizadas com foco empírico, especialmente no que se refere à experiência discente e à avaliação dos impactos práticos da IA no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

  • Hiarlen Carnellósi Carolino Cella

    Doutorando em Ciências da Educação; Christian Business School; 40 rue Alexandre Dumas, Paris (Arrondissement de Paris).

  • Wendy Castro Rosa

    Doutoranda em Ciências da Educação; Christian Business School; 40 rue Alexandre Dumas, Paris (Arrondissement de Paris).

  • Jefferson Vitoriano Sena

    Doutorando em Ciências da Educação; Christian Business School; 40 rue Alexandre Dumas, Paris (Arrondissement de Paris).

  • Alexander Aparecido Urso Silva

    Doutorando em Ciências da Educação; Christian Business School; 40 rue Alexandre Dumas, Paris (Arrondissement de Paris).

Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Artigos