ROBÔS NA SALA: APRENDENDO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/qhg0gj77Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o uso da inteligência artificial como ferramenta pedagógica e seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. A temática abordou a incorporação da IA e da robótica nos ambientes escolares, considerando suas potencialidades e limites. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamentou-se em obras científicas recentes que discutem os desdobramentos da tecnologia no campo educacional. Três eixos temáticos orientaram a análise: a personalização da aprendizagem mediada por IA, o papel do professor como mediador pedagógico da tecnologia e os desafios e riscos da robótica no contexto escolar. Os resultados evidenciaram que, embora a IA apresente possibilidades concretas de inovação pedagógica, sua eficácia depende da mediação docente, da intencionalidade pedagógica e da estrutura institucional disponível. O estudo concluiu que a adoção dessas tecnologias deve ser orientada por princípios éticos e formativos, sendo necessário investimento em formação continuada e em políticas públicas que assegurem equidade de acesso. A pesquisa sugeriu que novas investigações sejam realizadas com foco empírico, especialmente no que se refere à experiência discente e à avaliação dos impactos práticos da IA no cotidiano escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Hiarlen Carnellósi Carolino Cella, Wendy Castro Rosa, Jefferson Vitoriano Sena, Alexander Aparecido Urso Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.