O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/pzzgym82Resumo
O artigo teve como objetivo refletir sobre o papel da escola na formação da cidadania digital ética e crítica, analisando como o ambiente educacional pode promover o uso responsável da internet e enfrentar os desafios relacionados à formação docente nas escolas públicas brasileiras. O estudo abordou a importância da educação digital como instrumento de formação moral e social, destacando que o uso das tecnologias no espaço escolar deveria ir além do domínio técnico, abrangendo dimensões éticas, reflexivas e participativas. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica de natureza qualitativa, com análise de obras e artigos científicos publicados entre 2023 e 2025, selecionados na base CAPES Periódicos, a partir de critérios de relevância, atualidade e pertinência temática. Os resultados demonstraram que a formação para a cidadania digital depende diretamente do engajamento da escola e da qualificação dos professores, sendo essencial a construção de práticas pedagógicas que unissem ética, tecnologia e reflexão crítica. Constatou-se, ainda, que a ausência de políticas públicas consistentes e de formação continuada comprometeu a efetividade da educação digital nas redes públicas, perpetuando desigualdades e limitações estruturais. Concluiu-se que a escola, enquanto espaço de formação integral, deveria assumir a função de mediadora entre conhecimento, tecnologia e ética, promovendo a construção de uma cultura digital consciente, inclusiva e socialmente responsável.
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Copyright (c) 2025 Gislaine dos Santos Caires Mattos, Aureques dos Anjos Coelho, Luciane de Fatima Siqueira, Lucinaide Gonçalves da Silva, Maria Jocimar Barbosa de Paula (Autor)

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