O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS DIGITAIS

Autores

  • Gislaine dos Santos Caires Mattos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Paraguai Autor
  • Aureques dos Anjos Coelho MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luciane de Fatima Siqueira MUST University, Estados Unidos Autor
  • Lucinaide Gonçalves da Silva MUST University, Estados Unidos Autor
  • Maria Jocimar Barbosa de Paula MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/pzzgym82

Resumo

O artigo teve como objetivo refletir sobre o papel da escola na formação da cidadania digital ética e crítica, analisando como o ambiente educacional pode promover o uso responsável da internet e enfrentar os desafios relacionados à formação docente nas escolas públicas brasileiras. O estudo abordou a importância da educação digital como instrumento de formação moral e social, destacando que o uso das tecnologias no espaço escolar deveria ir além do domínio técnico, abrangendo dimensões éticas, reflexivas e participativas. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica de natureza qualitativa, com análise de obras e artigos científicos publicados entre 2023 e 2025, selecionados na base CAPES Periódicos, a partir de critérios de relevância, atualidade e pertinência temática. Os resultados demonstraram que a formação para a cidadania digital depende diretamente do engajamento da escola e da qualificação dos professores, sendo essencial a construção de práticas pedagógicas que unissem ética, tecnologia e reflexão crítica. Constatou-se, ainda, que a ausência de políticas públicas consistentes e de formação continuada comprometeu a efetividade da educação digital nas redes públicas, perpetuando desigualdades e limitações estruturais. Concluiu-se que a escola, enquanto espaço de formação integral, deveria assumir a função de mediadora entre conhecimento, tecnologia e ética, promovendo a construção de uma cultura digital consciente, inclusiva e socialmente responsável.

Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Artigos