EDUCAÇÃO IMERSIVA: REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.46550/esznn741Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar como o uso de tecnologias imersivas, especialmente a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV), influenciou os processos pedagógicos no contexto da educação básica e superior. O estudo abordou o tema da imersão tecnológica no ensino, com ênfase na interatividade, no engajamento e na eficácia das práticas mediadas por ambientes virtuais. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa baseada em pesquisa bibliográfica, com levantamento e análise de produções científicas recentes obtidas por meio do Google Acadêmico. A seleção das fontes considerou a atualidade, a relevância temática e a disponibilidade integral dos textos. A análise dos dados evidenciou que as tecnologias imersivas ampliaram as possibilidades de mediação didática, proporcionando maior participação discente e melhor visualização de conceitos abstratos. No entanto, também se identificaram obstáculos à sua implementação, como a escassez de infraestrutura, a ausência de formação continuada para os docentes e a dificuldade de adaptação curricular. Concluiu-se que a eficácia pedagógica da RA e da RV depende de planejamento intencional, mediação qualificada e políticas institucionais articuladas à formação docente. O estudo apontou, ainda, a necessidade de pesquisas futuras voltadas à avaliação empírica do impacto dessas tecnologias em diferentes componentes curriculares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Duailibe Ferreira Pinheiro, Marlini Maira Valente, Leila Aparecida Lima Caletti, Luis Humberto Caparroz, Jocielma Barbosa de Paula (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.