EDUCAÇÃO IMERSIVA: REALIDADE AUMENTADA E REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO

Autores

  • Bruna Duailibe Ferreira Pinheiro MUST University, Estados Unidos Autor
  • Marlini Maira Valente Universidade do Estado de Mato Grosso, Brasil Autor
  • Leila Aparecida Lima Caletti MUST University, Estados Unidos Autor
  • Luis Humberto Caparroz Universidad Nacional de Rosario, Argentina Autor
  • Jocielma Barbosa de Paula MUST University, Estados Unidos Autor

DOI:

https://doi.org/10.46550/esznn741

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar como o uso de tecnologias imersivas, especialmente a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV), influenciou os processos pedagógicos no contexto da educação básica e superior. O estudo abordou o tema da imersão tecnológica no ensino, com ênfase na interatividade, no engajamento e na eficácia das práticas mediadas por ambientes virtuais. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa baseada em pesquisa bibliográfica, com levantamento e análise de produções científicas recentes obtidas por meio do Google Acadêmico. A seleção das fontes considerou a atualidade, a relevância temática e a disponibilidade integral dos textos. A análise dos dados evidenciou que as tecnologias imersivas ampliaram as possibilidades de mediação didática, proporcionando maior participação discente e melhor visualização de conceitos abstratos. No entanto, também se identificaram obstáculos à sua implementação, como a escassez de infraestrutura, a ausência de formação continuada para os docentes e a dificuldade de adaptação curricular. Concluiu-se que a eficácia pedagógica da RA e da RV depende de planejamento intencional, mediação qualificada e políticas institucionais articuladas à formação docente. O estudo apontou, ainda, a necessidade de pesquisas futuras voltadas à avaliação empírica do impacto dessas tecnologias em diferentes componentes curriculares.

Publicado

2025-11-05

Edição

Seção

Artigos