EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.46550/egmqp956Resumo
O artigo teve como objetivo analisar criticamente a efetividade da Lei 10.639/03 na promoção de uma educação antirracista, considerando os desafios relacionados à decolonização do currículo escolar, à formação docente e ao ensino de História. O estudo abordou a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira como instrumento de enfrentamento ao racismo estrutural e de valorização das epistemologias negras no contexto educacional brasileiro. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, baseada na análise de obras recentes publicadas entre 2020 e 2025, selecionadas em bases acadêmicas por sua relevância teórica e aderência ao tema. A partir de autores como Ferreira, Teles e Araújo (2023), Porto, Silva e Sousa (2023) e Domingues (2025), identificou-se que a aplicação da Lei ainda foi limitada pela ausência de políticas públicas consistentes, pela formação docente insuficiente e pela permanência de currículos eurocentrados. Constatou-se, contudo, que o ensino de História constituiu espaço estratégico para a reconstrução das narrativas sobre a presença negra e para a consolidação de práticas pedagógicas inclusivas. Concluiu-se que a efetivação da Lei 10.639/03 exigiu a revisão das bases epistemológicas da educação brasileira e o compromisso institucional com uma pedagogia voltada à justiça racial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daiane Duprat Serrano, Maria Cleonice Santos de Melo Penha, Devania Ferreira de Sena, Jailma Dantas Araujo, Cacilda Inacio da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.