O PAPEL DO PROFESSOR NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
DOI:
https://doi.org/10.46550/zz439435Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar como a mediação pedagógica contribuiu para o acesso ao currículo por estudantes com deficiência, considerando os desafios e as possibilidades relacionados à atuação colaborativa entre docentes e ao uso de tecnologias assistivas. O tema abordado centrou-se na relação entre práticas de mediação docente e estratégias de inclusão educacional de alunos com necessidades comunicacionais complexas. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, de natureza qualitativa, e baseou-se na análise crítica de publicações acadêmicas veiculadas entre 2014 e 2025, selecionadas a partir de critérios de pertinência temática, atualidade e revisão por pares. Os dados foram sistematizados em três eixos analíticos: mediação docente como estratégia de acesso curricular; colaboração entre professores do ensino comum e da educação especial; e formação docente aliada ao uso de tecnologias assistivas. A análise permitiu concluir que a mediação pedagógica, quando articulada à formação continuada e ao uso planejado de recursos assistivos, constitui elemento central na promoção da participação e da aprendizagem de estudantes com deficiência. Constatou-se, ainda, que a colaboração efetiva entre professores, embora fundamental, ainda encontra entraves institucionais e requer políticas formativas consistentes. A pesquisa destacou a importância de práticas pedagógicas sensíveis às singularidades dos estudantes, bem como a necessidade de ampliar investigações empíricas sobre sua aplicação nos contextos escolares.
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Copyright (c) 2025 Letice Filgueira da Silva do Nascimento Moraes, Maria de Lourdes Bulhoes Corrêa, Aylla Lorena Gomes Lôbo Palma, Thierli dos Santos Pereira Pupim, Rosely Dias de Carvalho Gomes (Autor)

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