CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO: INOVAÇÃO A PARTIR DO “APRENDER FAZENDO”
DOI:
https://doi.org/10.46550/jmg64h79Resumo
Este artigo teve como objetivo compreender de que maneira a cultura maker tem promovido transformações na aprendizagem escolar por meio de práticas baseadas na experimentação e no uso de tecnologias digitais. O estudo abordou a inserção de LabMakers, Fab Labs e recursos de fabricação digital no ambiente educacional, com foco na lógica do aprender fazendo como estratégia para o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e socioemocionais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, fundamentada na análise de artigos científicos publicados entre 2020 e 2025, selecionados na base SciELO a partir de critérios de relevância temática, atualidade e acesso aberto. A análise indicou que a cultura maker, quando articulada às metodologias ativas e às tecnologias de fabricação digital, contribuiu para a reconfiguração do espaço escolar, favorecendo práticas pedagógicas mais participativas, interdisciplinares e alinhadas às demandas contemporâneas de formação integral. Verificou-se, ainda, que a efetividade dessas práticas depende da formação docente, do planejamento pedagógico e do investimento em infraestrutura. Concluiu-se que a cultura maker representa uma possibilidade concreta de transformação educativa, desde que inserida em um projeto pedagógico comprometido com a construção do conhecimento em contextos reais.
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Copyright (c) 2025 Airam Batista Simões, Devania Ferreira de Sena, Kátia Fabiane Delmadi de Souza, Silvia de Paula Giacomini, Tatiane Gonçalves da Silva Pereira (Autor)

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